MENU

Artigo

O povo brasileiro voltou a sonhar com a possibilidade de um futuro melhor

Publicado: 14 Novembro, 2022 - 00h00

Lula foi eleito presidente pela terceira vez. Venceu no 2º turno com mais de 60 milhões de votos, o maior número de votos para presidente da história. Esse resultado se deu com o apoio do povo, das forças democráticas, populares e progressistas. Sem essa junção de forças não teríamos obtido esta grande vitória no dia 30 de outubro. O resultado foi proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com celeridade e transparência e prontamente reconhecido pelos chefes do legislativo e do judiciário, por observadores internacionais e por dezenas de chefes de Estado em todo mundo, que atestaram mais uma vez a segurança, transparência e eficiência dos sistema eleitoral brasileiro.

Assim como disse a Central Única dos Trabalhadores em nota pública, essa vitória representa o reencontro do Brasil com a classe trabalhadora, com aqueles que defendem a democracia e o fim da miséria e da fome, do desenvolvimento sustentável com distribuição de renda e justiça social. Também é a vitória do compromisso com o fim da violência contra a mulher e a discriminação racial e social de pretos, indígenas e da população LGBTQIA+.

Além disso, esse resultado reflete a vitória da esperança contra o medo, que foi disseminado principalmente pela coação, assédio eleitoral de patrões contra trabalhadores, desinformação e a apologia da violência.

E é por isso e muito mais que o governo de Lula ainda nem iniciou, mas o povo brasileiro já voltou a sorrir. Basta dar uma volta pelas praças, paradas de ônibus e periferias para perceber a chegada de um novo período, onde cada brasileiro e brasileira pode voltar a sonhar com uma vida digna para a sua família, com emprego, renda e inclusão social.

O sonhar foi recuperado após duros anos iniciados em 2016, com um golpe contra a presidente Dilma Rousseff, que permitiu a instalação de um governo neoliberal, que retirou direitos e vendeu o patrimônio do povo brasileiro. O golpe também abriu caminho para a eleição de um governo de extrema direita liderado por Jair Bolsonaro (PL), que aprofundou as desigualdades, levando o país de volta para o mapa da fome da ONU; criminalizou as minorias e deixou o povo cada vez mais pobre, sem renda e sem ganho real no salário mínimo.

Tentaram criminalizar o povo deste país, sobretudo o nordestino, porque um dia ousou sonhar e ter uma perspectiva de vida melhor, de fazer parte deste imenso Brasil de riquezas.

Encerrado esse período turbulento da nossa história, precisaremos continuar ousando e lutando para reconstruir o nosso país. Os desafios que se apresentam no horizonte são imensos, frente ao desmonte que foi promovido por Temer e Bolsonaro, mas com a disposição, empenho e apoio de todos aqueles que entendem que o Brasil precisa voltar à normalidade democrática, estaremos a cada dia mais próximos de um Brasil verdadeiramente de todos, todas e todes.

Juntos somos mais fortes!

*Artigo publicado originalmente no Blog do Eliomar, em 14/11/2022 - https://mais.opovo.com.br/colunistas/eliomar-de-lima/2022/11/14/artigo-o-povo-brasileiro-voltou-a-sonhar-com-a-possibilidade-de-um-futuro-melhor.html