História
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) é uma organização sindical brasileira de massas, fundada há 36 anos, de caráter classista, autônomo e democrático, cujo compromisso é a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora.
Baseada em princípios de igualdade e solidariedade, seus objetivos são organizar, representar sindicalmente e dirigir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos, por melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade justa e democrática.
Presente em todos os ramos de atividade econômica do país, a CUT se consolida como a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo, com 3.806 entidades filiadas, quase 8 milhões de trabalhadoras e trabalhadores associados e 24 milhões de trabalhadores e trabalhadoras na base.
Dimensão e atuação da CUT no Ceará
A CUT-CE conta com cerca de 300 entidades filiadas, sendo a maior central sindical do Estado em número e em representatividade. A Central atua em 14 diferentes ramos profissionais: Administração Publica, Comércio e Serviço, Comunicação, Educação, Financeiro, Metalúrgico, Petroleiro, Processamento de dados, Rural, Serviço Publico Municipal, Seguridade Social e Saúde, Transporte, Urbanitário, Vestuário. A CUT defende a organização por ramos por entender que a criação de diversos sub-segmentos profissionais dentro de uma mesma categoria dificulta cada vez mais a organização por categoria.
Entre as entidades filiadas, há Sindicatos de Servidores Públicos Municipais, Associações de Agentes de Saúde, Sindicatos Urbanos e Sindicatos Rurais de todas as regiões do Estado.
A CUT-CE desenvolve ações voltadas para a mulher trabalhadora, juventude, formação sindical, saúde do trabalhador, políticas sociais, relações do trabalho, comunicação, administração e finanças, política sindical, meio ambiente e igualdade racial.
Desenvolve ainda projetos como a Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS), referência nacional no acompanhamento e estímulo a empreendimentos na perspectiva da economia solidária, bem como o projeto de alfabetização de adultos Todas as Letras.
Compartilhe