Presidência
Presidência: Francisco Wil e Silva Pereira
Compete ao Presidente:
Assinar a convocatória dos congressos da CUT-CE; presidir reuniões do Conselho Diretivo e da Executiva da CUT-CE; garantir o cumprimento dos objetivos e das decisões aprovadas pelas instâncias deliberativas da CUT; representar a CUT-CE em âmbito local; delegar poderes aos demais membros da executiva da CUT-CE para representar e manifestar a posição da mesma. Em caso de ausência do presidente,o vice-presidente assume todas essas funções.
Trajetória pessoal
Wil Pereira tem 45 anos. É natural de Fortaleza, mas viveu e cresceu com sua família nos bairros do Araturi, Parque Potira e Jurema, em Caucaia, cidade em que aprendeu a amar. É metalúrgico desde 1997, seguindo os passos de seu pai, que também trabalhou na Metalmecânica Maia, localizada no município do Eusébio.
Começou sua militância política no movimento estudantil, em 1994, como presidente do Grêmio Estudantil da Escola Municipal 7 de Setembro, na Jurema, em Caucaia.
Em 2000, o Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará fez eleição para escolher uma nova diretoria e Wil foi eleito para o cargo de suplente da direção. Passou por várias gestões do Sindmetal até ser eleito presidente da entidade, 2009, passando a representar com orgulho milhares de metalúrgicos cearenses. Nesse mesmo ano houve uma mudança estatutária, e o cargo de presidente passou a ser denominado de coordenador geral.
Já em 2003, foi eleito pela primeira vez para representar os metalúrgicos na direção estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT-CE), e passou a ocupar a 2ª suplência da Executiva. Na eleição seguinte foi eleito secretário de imprensa e divulgação. Também passou pela secretaria de finanças e administração e pela vice-presidência, até se tornar presidente em 2015, durante o 12º Congresso Estadual da CUT, realizado em Beberibe (CE).
Durante sua primeira gestão como presidente (2015 - 2019) a maior Central do Ceará realizou e/ou participou de mais de 1.000 atividades distribuídas em todas as regiões do estado. O período foi marcado por um golpe de estado, aprovação de reformas que prejudicam os trabalhadores e a chegada da extrema-direita ao poder.
Neste período também foi um dos fundadores da Frente Brasil Popular Ceará, movimento em que contribui até hoje, junto aos movimentos sociais cearenses.
Com o apoio de todos os ramos CUTistas, foi reeleito presidente da CUT Ceará durante o 13º CECUT, realizado em Fortaleza (CE). Sua segunda gestão foi marcada por uma pandemia e um governo de extrema-direita, que retirou direitos e fez com que o país voltasse pro mapa da fome da ONU. Neste período, a CUT realizou ou participou de mais de 720 atividades, em conjunto com todos os ramos de atuação da Central.
No dia 30 de julho de 2023, Francisco Wil e Silva Pereira, novamente com o apoio de todos os ramos da CUT, foi eleito pela terceira vez presidente da CUT Ceará, por unanimidade, durante o 15º Congresso Estadual da CUT-CE (CECUT), realizado em Fortaleza (CE).
Wil foi membro da direção da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) (2008 - 2016), do Conselho Estadual do Trabalho (CET) (2007 - 2015), e do Comitê Estadual de Combate ao Coronavírus (2020-2022).
Atualmente, é primeiro secretário do Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará (Sindmetal) e suplente do Conselho Gestor do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CGCerest/Ce).
Compartilhe