Secretaria da Mulher Trabalhadora

Secretária: Maria Ozaneide de Paulo

Compete a Secretaria Sobre a Mulher Trabalhadora: Elaborar, coordenar e desenvolver políticas no interior da CUT para a promoção das mulheres trabalhadoras, na perspectiva das relações sociais de gênero, raça e classe, subsidiando as entidades filiadas; Organizar as mulheres trabalhadoras para intervir no mundo do trabalho e sindical sobre as questões que interferem na vida das mulheres enquanto trabalhadoras.

Trajetória Pessoal

Maria Ozaneide de Paulo é professora concursada pelas prefeituras de Aquiraz e Fortaleza. Atua no movimento sindical desde 1998, quando foi eleita para a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aquiraz (SINSEPUMA).

Em 1999, assumiu  a direção estadual de Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal do Ceará (FETAMCE). Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Secretária de Política Sindical da CUT-CE, de 2000/2003, período em que coordenou a então Comissão sobre a Mulher Trabalhadora da CUT-CE.

Atualmente, assume a Secretaria geral da FETAMCE e compõe a coordenação colegiada do Fórum Cearense de Mulheres, como representante a Central.