• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Secretaria de Administração e Finanças

Secretário: Helder Nogueira Andrade

Compete ao Secretário de Administração e Finanças:
Garantir a aplicação da política de finanças e sustentação material de acordo com as normas do Estatuto da CUT e com as resoluções das instâncias deliberativas; organizar e administrar as finanças e o plano orçamentário da CUT-CE; administrar o patrimônio, a sede e a política de pessoal.

Trajetória pessoal:
Helder Nogueira Andrade tem 35 anos e é natural de Fortaleza-CE. Professor de História e Filosofia na rede pública estadual de ensino do Ceará. Desde 2004, é representante de base do Sindicato APEOC. Formado em História e Especialista em Estudos Clássicos pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Atualmente, é doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O professor e sindicalista iniciou suas atividades de militante em 2004, quando fundou o Grupo CLIO - coletivo docente do Ceará, promovendo intervenções no campo da formação política e discussão de questões relevantes no campo da educação nacional no âmbito sindical e partidário. Foi coordenador do Grupo CLIO entre os anos de 2005 e 2009.
Em 2011, participou da fundação do Coletivo pela Educação (CPE), coletivo de base sindical e cutista, formado por militantes da educação de todo o estado do Ceará. Atua na coordenação do coletivo desde então e contribui na formulação de temas que aprofundem questões no horizonte da educação nacional como a Valorização dos Profissionais da Educação, o Financiamento e a Gestão Democrática da Educação.

carregando