Secretaria de Organização Política e Sindical

Secretária: Helenira de Sousa Pinheiro

Compete à Secretária de Organização Sindical e Política Sindical:
Coordenar a aplicação da política de organização sindical, dentro dos princípios e propostas da CUT, de acordo com a Secretaria Nacional de Organização e os objetivos expressos no estatuto da entidade; acompanhar e assessorar a atividade e a organização dos sindicatos, oposições sindicais e outras organizações sindicais de base. Elaborar e contribuir com estudos e projetos em relação as questões de política sindical e encaminhados as instancias da CUT.

Trajetória pessoal:
Helenira de Sousa Pinheiro é natural de Sobral-CE, agricultora, sindicalista e militante. Iniciou sua militância muito jovem participando das reuniões da delegacia sindical de base e da Igreja Católica por influência de seu pai. Em 1997, filiou-se ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Forquilha. Logo depois, passou a integrar a direção desse Sindicato,  onde ocupou os cargos de suplente da Secretaria de Comunicação e Imprensa (97/2000), Secretária de Finanças e Administração (2000/2003), Coordenação de Mulheres Trabalhadoras Rurais (2003/2007/2011) e Secretaria de Formação e Organização Sindical (2011/2015). Este ano, retornou à Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais, cargo que deve ocupar até 2019.

Desde 2005, passou a integrar também a direção da FETRAECE na suplência da Coordenação Regional de Mulheres. Em 2009, Helenira foi eleita Coordenadora Regional de Mulheres e reeleita em 2013 para o mesmo cargo. Em 2015, foi eleita para compor a direção Estadual da Central única dos Trabalhadores – CUT no cargo de Secretária de Organização e Política Sindical.