Servidores públicos e indígenas realizam ato em frente a Funai
Aguarde, carregando galeria
Compartilhe
Publicado: 23 Junho, 2022
Povos indígenas das etnias Pitaguary, Anacé, Tremembé, Tapeba, Jenipapo Kanindé e Warao (indígenas da Venezuela refugiados em Fortaleza) somaram-se aos servidores públicos federais organizados pelo SINTSEF, em protesto realizado na manhã desta quinta-feira (23), na sede da Funai, na Capital cearense.
A atividade destacou os desafios enfrentados pela categoria para a realização do trabalho de proteção aos povos indígenas no Ceará. A CUT-CE foi representada pelo secretário de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Roberto Luque, que também é coordenador geral do SINTSEF.
O Ato Nacional Unificado de Greve, que aconteceu simultaneamente em diversos estados e na Capital federal, tem como pauta justiça para Bruno e Dom, com a apuração dos mandantes e responsáveis pelos assassinatos brutais e segurança dos servidores que continuam trabalhando nas frentes e bases etnoambientais do Vale do Javari e em outras áreas da Amazônia.
Os servidores da Funai também reivindicam o fortalecimento do órgão, o fim do desmonte da Política Indigenista implantado pelo atual governo, a demissão do presidente da Funai, Marcelo Xavier, e de sua equipe de diretores e assessores.
Confira as imagens de Camila Garcia.