15º CECUT: Delegados debatem sobre racismo, lgbtfobia e novos desafios

Cerca de 500 delegados e delegadas, eleitos em assembleias de base, participam do evento que segue até amanhã (30) no auditório da UNI7

Publicado: 29 Julho, 2023 - 17h40

Escrito por: Renan Matos | Editado por: Tarcísio Aquino

Letícia Alves

“Sou a primeira mulher negra a assumir a secretaria de combate ao racismo da CUT, e isso contribuiu para o meu empoderamento quanto mulher e negra”, destacou a secretária Kátia Rogéria, ao iniciar a segunda mesa de debates do 15º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CECUT), na tarde deste sábado (29) no auditório do Centro Universitário 7 de Setembro, no bairro Eng. Luciano Cavalcante, em Fortaleza (CE).

Kátia coordenou a mesa que debateu sobre igualdade de gênero, combate ao racismo e lgbtfobia, em conjunto com a secretária da mulher trabalhadora da CUT-CE, Mariinha Uchôa. A atividade contou com exposições das companheiras Cícera Costa (Fetraece), Graça Costa (CUT Brasil), e de Mártir Silva (Governo do Ceará).

De acordo com Kátia Rogéria “é necessário reafirmar o protagonismo e a participação das mulheres negras nos espaços políticos”. A secretária afirma ainda que é importante fortalecer as políticas públicas de enfrentamento ao racismo, aos preconceitos e a todas as formas de violação de direitos. “Momentos com este fortalecem a luta das mulheres do campo e da cidade, contra a violência, e por mais direitos e oportunidades para mulheres, que por muitas das vezes não são valorizadas, e violentadas apenas pelo fato de serem mulheres”, enfatiza a secretária ao repudiar os casos de violência de gênero.

Em sua fala, a secretária de organização e política sindical da CUT Brasil, Graça Costa, ressaltou o impacto da violência, seja doméstica ou psicológica, não atinge somente a vida pessoal das mulheres, mas atinge a sociedade como um todo. “Precisamos lutar para que as mulheres possam ter o direito de dizer sim ou não”, encerrou a dirigente ao destacar a luta da Central contra a violência de gênero em todos os espaços.

A secretária de mulheres da Fetraece, Cicera Costa, falou sobre a 7 ° edição da Marcha das Margaridas, prevista para acontecer nos dias 15 e 16 de agosto em Brasília (DF). “A Marcha das Margaridas cumpre o papel em prol das políticas públicas não somente para as mulheres do campo, como também da cidade”, finalizou a dirigente, ao citar a importância do movimento sindical rural na busca por uma sociedade que trate as mulheres como mais equidade e igualdade.

Já a secretária executiva da igualdade racial do Ceará, Martín Silva, destacou os efeitos positivos das implementações de programas e políticas afirmativas pelo governo Estadual e Federal.“Elegemos uma governança comprometida com políticas fundamentadas nas aspirações públicas”. No encerramento da mesa, Valéria Mendonça e Flávio Oliveira, membros do Coletivo Estadual LGBTQIA+ da CUT Ceará, destacaram as iniciativas da CUT na luta contra todo tipo de preconceito, discriminação e violência enfrentados pela população LGBTQIA+.

Novos desafios

Com a participação de Sérgio Nobre, presidente da CUT Brasil, a terceira e última mesa do dia foi coordenada por Wil Pereira, presidente da CUT Ceará, e discutiu os novos desafios do movimento sindical, como a reforma sindical e o  financiamento das entidades. O dirigente da CUT Brasil, também fez balanço sobre a atuação da CUT nos últimos anos, sobretudo na pandemia do coronavírus. Sérgio destacou que o auxílio Brasil de R$600 para a população mais vulnerável foi uma conquista da CUT, além disso, o dirigente avaliou  que embora tenha sido um período muito duro, serviu de muito aprendizado para a classe trabalhadora, que mobilizou-se fortemente para eleição de um novo governo, que agora pauta as demandas sociais.

“Estes últimos sete anos foram os piores anos para a classe trabalhadora, foi um movimento muito forte de retirada de direitos, movimento este que foi consolidado com o golpe contra Dilma Rousseff, e agravado com os governos de Michel Temer e Bolsonaro. Mas com o apoio da CUT, conseguimos eleger um novo governo, e agora vamos unir forças para reconstruir o Brasil”, finalizou Sérgio Nobre.

A mesa também contou com a presença da secretária de saúde do trabalhador da CUT-CE, Carmen Santiago, e da secretária de relações do trabalho, Claudinha Silva.

Homenagens

Ao final da última mesa, foram homenageados cinco sindicatos urbanos, quatro sindicatos de trabalhadores rurais, Fetraece, Fetrace e Fetamce, que tanto contribuíram ao longo dos 40 anos de lutas e conquistas da CUT.

Confira a lista de entidades homenageadas:

Urbanos

Sindicato dos Sapateiros do Ceará

Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará

Sindicatos dos Jornalista do Ceará

Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Ceará

Sindicato dos Bancários do Ceará

Rurais

Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Straaf) de Madalena

Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Straaf) de Tauá

Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Straaf) de Ipueiras

Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Straaf) de Tamboril

Federações

Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece)

Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce)

Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace).

Confira a programação:

Sábado (29/07) - Local: Sindicato dos Bancários do Ceará

18h30 – Festa em alusão aos 40 anos da CUT – Quadra do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE)

- Com show da banda Zé da Zefa e apresentação do ator Silvero Pereira, interpretando músicas de Belchior

Domingo (30/07) – Local: UNI7

08h - Apresentação do vídeo "Escola Nordeste Marise Paiva de Morais"

08h20 - Apresentação e aprovação de emendas e resoluções ao texto base do 14º Concut

09h20 - Apresentação e aprovação de emendas e resoluções ao texto base do 14º Concu

10h - Plenarinha para eleição dos/as delegados e delegadas das entidades com até 750 sócios quites/aposentados ao 14o CONCUT

11h – Eleição e posse da nova direção da CUT Ceará

12h - Encerramento do 15º CECUT