Escrito por: Redação CUT

2ª maior bancada: Ceará leva 138 delegados ao 14º Congresso Nacional da CUT

A servidora municipal de Quixadá, Graça Costa, foi reconduzida à Secretária de Organização e Política Sindical e continua representando o estado na Executiva Nacional da CUT

Vitória Lima/Escola Nordeste
Presidentes de todas as CUTs do Nordeste participaram do 14º CONCUT

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizou entre os dias 19 e 22 de outubro, no Expo Center Norte, zona norte da capital de São Paulo, o seu 14º Congresso Nacional. Com o tema “Luta, Direitos e Democracia que Transformam Vidas”, o encontro reuniu cerca de 2 mil delegados e delegadas sindicais de todos os estados e ramos, além de observadores e lideranças nacionais e internacionais, para debater os temas que devem nortear a organização de trabalhadores nos próximos anos.

Segundo o presidente da CUT Ceará, Wil Pereira, a delegação cearense foi a segunda maior do 14º CONCUT, com 138 delegados e delegadas.

“Mais uma vez o Ceará chegou ao CONCUT como uma das maiores delegações. Foi muito importante para todos e todas participar deste histórico congresso, que foi realizado no ano que celebramos os 40 anos da nossa Central. Juntos participamos de todos os debates e desempenhamos um importante papel na aprovação do plano de lutas que guiará a CUT no processo de organização da classe trabalhadora e de reconstrução do país”, afirmou Wil Pereira

Para dar conta desse desafio, Wil destacou que a ação estratégica da CUT para o próximo período está centrada em três eixos: o fortalecimento da organização sindical; a defesa da democracia; e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Letícia Alves

Ceará continua na direção nacional da CUT

Na noite de sábado (21), foi eleita a nova diretoria executiva da entidade que atuará nos próximos quatro anos, (2023 a 2027). Na presidência foi reeleito o metalúrgico do ABC Sergio Nobre. A vice-presidência ficará com a bancária Juvandia Moreira, também presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A Secretaria-Geral estará sob o comando do representante do ramo químico, Renato Zulato.

O Estado do Ceará continua sendo representado na Direção Executiva da CUT por Maria das Graças Costa, dirigente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSEP) de Quixadá, Ibaretama, Banabuiú, Choró e Ibicuitinga. Ela foi reconduzida à Secretária de Organização e Política Sindical.

De acordo com a secretária de organização, o próximo mandato terá como grande desafio pressionar o Congresso Nacional para que revogue as medidas antipovo dos governos de Temer e Bolsonaro e recupere os direitos perdidos pela classe trabalhadora. "A conjuntura política mudou com a eleição de Lula, mas ainda exige muita luta e organização da classe trabalhadora. É por isso que saímos deste Congresso com um novo plano de lutas, que foi discutido e lapidado desde as assembleias de base, passando pelos ramos e pelos congressos estaduais. E vai nortear essa nova direção no processo de conscientização e união da classe trabalhadora, em prol da reconstrução do Brasil”, destacou Graça Costa.

Letícia Alves

Novas secretarias

Foram criadas quatro novas secretarias: Economia Solidária; LGBTQIA+, Transporte e Logística e das Pessoas Aposentadas, Pensionistas e Idosas. Nos estados elas passam a valer a partir dos próximos congressos estaduais, que serão realizados em 2027.

No encerramento, no último domingo (22), o presidente reeleito, Sergio Nobre, agradeceu a presença dos delegados e delegadas que compareceram ao 14º CONCUT.

“Quero desejar um bom retorno a todas as delegações e, com certeza, a gente vai se encontrar esse ano que vem nas muitas lutas que nós vamos fazer nas ruas e vamos para Brasília fazer a grande marcha que a gente aprovou aqui. Um grande abraço, companheiros e companheiras. Venceremos!”.

DELEGADOS E DELEGADAS DO CEARÁ POR RAMOS

Servidores municipais - 27

Comércio e serviços - 07

Financeiro - 07

Administração pública - 07

Trabalhadores rurais - 73

Educação - 09

Comunicação - 04

Vestuário - 01

Metalúrgico - 01

Processamento dados - 01

Urbanitários - 01

Total - 138

 

Com informações da CUT Brasil