Escrito por: Redação CUT

Agenda de lutas: Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT debate sobre 8 de março

As considerações levantadas pelas mulheres CUTistas serão apresentadas para o coletivo que coordenará as atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher em Fortaleza e no interior

Enedina Soares

A Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT-CE realizou, nesta terça-feira (11/2), mais um encontro para planejar a participação das mulheres CUTistas nas principais agendas de lutas de 2020. O encontro reuniu na sede da Central, em Fortaleza, representantes de todos os ramos CUTistas.

De acordo com a nova secretária da mulher trabalhadora da CUT, a trabalhadora rural Maria de Fátima, a primeira grande agenda de 2020 será o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. No Ceará, a atividade é realizada na capital e no interior de forma coletiva, reunindo movimentos sociais, partidos políticos, CUT e demais centrais sindicais.

Para Maria de Fátima, as mobilizações de 8 de março terão como objetivo denunciar o feminicídio, o machismo, os ataques do governo de Jair Bolsonaro contra a classe trabalhadora e alertar a sociedade sobre a precarização e as desigualdades de gênero no mundo do trabalho, que afetam principalmente as mulheres.

Planejamento e Posse

Acompanhando do secretário de administração e finanças, Emanuel Lima, o presidente da CUT Ceará, Wil Pereira, participou da abertura da reunião e reforçou o convite para a posse festiva nova direção da CUT, que será realizada neste sábado (15/2), às 18h, no Sindicato dos Comerciários de Fortaleza. Wil Pereira também destacou que no dia 3 de março será realizado o primeiro encontro da direção estadual, para “planejar as estratégias de luta e de organização da Central para o próximo período”.

Também participaram da reunião Carmem Santiago, secretária de saúde do trabalhador, Enedina Soares, secretária de formação, Ana Cláudia, secretária de relações do trabalho e Maria Osmarina, secretária executiva da CUT-CE.