Bancários começam Campanha Salarial 2018 debatendo estratégias

Bancários de todo o Brasil estão reunidos em São paulo, na 20ª Conferência Nacional. Em Fortaleza, haverá assembleia geral extraordinária dia 11 para aprovação da pauta de reivindicações da categoria

Publicado: 08 Junho, 2018 - 15h34

Escrito por: Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE)

Centenas de representantes dos bancários de todo o país estão reunidos na 20ª Conferência Nacional, em São Paulo, neste fim de semana (8, 9 e 10/6), no principal encontro da Campanha Nacional Unificada, para debater estratégias de luta e aprovar a pauta de reivindicações da categoria a ser entregue à Fenaban no próximo dia 13/6.

Em Fortaleza, dia 11/6, às 18h30, haverá assembleia geral extraordinária dos bancários para aprovação da pauta de reivindicações da categoria para campanha salarial deste ano. Esta é a primeira campanha salarial dos bancários após a entrada em vigor da nova lei trabalhista (Lei 13.467). A categoria prepara-se para forte mobilização para manter os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho, construídos ao longo de décadas de muita negociação, pressão e greves.

Pela nova lei trabalhista, os direitos contidos na Convenção só têm validade com assinatura de novo acordo. A partir de 31 de agosto, todos os direitos da CCT dos bancários estão em risco, como Participação nos Lucros e Resultados, Vale Alimentação, Vale Refeição, licenças maternidade e paternidade ampliadas, jornada de trabalho de seis horas e todos os demais direitos.

Terminam hoje, 8/6,  os  encontros nacionais dos bancários do Itaú, Bradesco e Santander, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, que debatem questões específicas de cada banco.