Bancários do Ceará aprovam Convenção Coletiva e acordo do BNB. Caixa e BB rejeitam

Publicado: 09 Setembro, 2024 - 08h09

Escrito por: SEEB/CE

Em assembleia virtual realizada das 20h desta quarta-feira, 4/9, até às 20h desta quinta-feira, 5/9, através do sistema Vota Bem, os bancários do Ceará aprovaram as propostas de acordo dos bancos privados e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Entretanto, a proposta foi rejeitada pelos bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal (CEF).

Com 2.193 votos favoráveis, foi aprovada a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) no Estado do Ceará, o que representa 51,13% da categoria autorizando o Sindicato dos Bancários do Ceará a assinar a CCT válida para todos os bancários.

No Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com 1.209 bancários participando do processo, 930 votaram a favor da assinatura da CCT, contra 266 votos contrários. Dessa forma, o acordo coletivo do Banco do Nordeste será assinado conjuntamente com a Convenção Coletiva de Trabalho.

Por outro lado, o impasse permanece na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil em relação à assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Esses dois bancos ainda não chegaram a um consenso, e o processo segue em aberto.

Com um total de 4.350 votos registrados, incluindo 61 abstenções, o resultado das assembleias mostra uma participação expressiva da categoria bancária, que deliberou da seguinte forma:

• Autorização para assinatura da Convenção Coletiva para os bancos privados.
  • Autorização para assinatura do acordo coletivo do Banco do Nordeste, aditivo à Convenção Coletiva.
  • Rejeição do Acordo Coletivo do Banco do Brasil.
  • Rejeição do Acordo Coletivo da Caixa Econômica Federal.

Esse resultado demonstra a importância da participação dos bancários no processo e reflete as posições da categoria em relação às negociações coletivas.

Os resultados das assembleias realizadas no Sindicato dos Bancários do Ceará foram os seguintes:

1. Bancos Privados:

Total de votantes: 797

Votos a favor da Convenção Coletiva: 476 (59,72%)

Votos contra a Convenção Coletiva: 302 (37,90%)

Abstenções: 19 (2,38%)

1. Banco do Nordeste:

Total de votantes: 1.209

Votos a favor do acordo com a Convenção Coletiva: 930 (76,90%)

Votos contra: 266 (22,01%)

Abstenções: 13 (1,09%)

1. Caixa Econômica Federal:

Total de votantes: 1.087

Votos a favor do Acordo Coletivo: 380 (34,96%)

Votos contra: 696 (64,03%)

Abstenções: 11 (1,01%)

1. Banco do Brasil:

Total de votantes: 1.257

Votos a favor do Acordo Coletivo: 407 (32,38%)

Votos contra: 832 (66,19%)

Abstenções: 18 (1,43%)

Votação da Cláusula de Proteção do Emprego no Banco do Brasil

Na votação específica sobre a Cláusula de Proteção do Emprego no Banco do Brasil, os resultados foram os seguintes:

Total de votos: 1.257

Votos “Não”: 609 (48,45%)

Votos “Sim”: 593 (47,17%)

Abstenções: 55 (4,38%)

Este resultado mostra um cenário equilibrado, com uma pequena maioria rejeitando a inclusão da cláusula de proteção do emprego no acordo coletivo do Banco do Brasil.