Escrito por: Raquel Chaves/CUT-CE

CUT-CE e Escola Nordeste iniciam 2ª turma do curso Política e Gestão Sindical

Curso é uma realização das Secretarias de Administração e Finanças e Formação da CUT-CE, em parceria com Escola Nordeste de Formação da CUT. Seis ramos CUTistas de 25 municípios estão representados

CUT-CE/DivulgaçãoDirigentes CUTistas seguem reunidos no Crato, na Região do Cariri, até o próximo dia 5

Mais de 60 dirigentes e assessores/as nas áreas de Administração/Finanças de entidades sindicais CUTistas estão reunidos no Crato, participando do Curso de Política e Gestão Sindical da CUT-CE. Esta é a segunda turma do curso, que teve início hoje (3) e segue  até a próxima quinta-feira (5), numa realização das Secretarias de Administração e Finanças e Formação da CUT-CE, em parceria com Escola Nordeste de Formação da Central. A primeira turma foi formada em 2017, em Fortaleza.

Os participantes representam 25 municípios da região e seis ramos CUTistas: Educação (Apeoc), Rurais (Fetraece); Servidores Federais (Sintsef), Servidores Municipais (Fetamce), Telecomunicações (Sinttel) e Comerciários (Comerciários do Crato). O curso teve início, nesta terça-feira, com um debate sobre o projeto político de liberdade e autonomia sindical da CUT.


Diante da atual e conturbada conjuntura político-econômica no Brasil, o curso funciona também como um auxílio para atravessar esse processo, de acordo com a diretora da Escola Nordeste da CUT, Lúcia Silveira – também secretária de Formação da Central estadual. “Nesse momento em que passamos com a reforma trabalhista sendo implementada, além da terceirização irrestrita, esse curso contribui parta que os dirigentes sindicais tirem suas dúvidas, dialoguem e debatam, num processo de construção e conhecimento”, afirma.

 

CUT-CE/DivulgaçãoCurso oferece formação na área de política e gestão sindical

Formação e capacitação teórica

Lúcia Silveira informa que a Escola tem percorrido toda a região nordeste e percebendo que os dirigentes sindicais sentem a necessidade de adquirir capacitação teórica para que possam intervir e dialogar com suas bases. “A grande dificuldade é que a população, de modo geral, ainda não entendeu os impactos da reforma trabalhista nem o que significa trabalho intermitente, por exemplo. Nem o que isso vai ocasionar no seu dia a dia, e no seu salário no fim do mês”, explica a dirigente.

O curso oferece formação específica na área de política e gestão sindical, sendo composto por três módulos – o primeiro deles teve início hoje, com o tema “ Gestão Político Sindical CUTista para a Disputa de Hegemonia”. Os temas dos demais são: ‘Aspectos Jurídicos, do Registro Sindical, de Pessoas e de Contabilidade Sindical” (Módulo II) e“Planejamento e Ação Sindical” (Módulo III). Cada módulo durará 24 horas.

 

Plataforma da Classe Trabalhadora e ato em defesa de Lula

Paralelamente às atividades do curso, a CUT-CE dará seguimento, também na Região do Cariri, ao Ciclo de Debates: Construção da Plataforma da Classe Trabalhadora do Ceará. Desta vez, dirigentes CUTistas participarão do encontro, que ocorrerá na quinta-feira (5/4). O debate será comandado pelo presidente da CUT-CE, Wil Pereira; pelo deputado estadual Moisés Braz (PT) e por Lúcia Silveira (Escola Nordeste da CUT). A atividade tem início às 9 horas, também na Regional da Fatraece, no Crato.

Já amanhã (4), os dirigentes CUTistas somam-se à luta nacional num ato contra o fascismo e em defesa da democracia e do ex-presidente Lula. A manifestação está marcada para as 10 horas, na Praça Siqueira Campos, no Centro do Crato e está sendo organizada pela Frente Brasil Popular – Ceará.