MENU

Ceará: atos marcam mobilização pelo pagamento do piso salarial da enfermagem

Profissionais de enfermagem de todo o país paralisaram as atividades, hoje (10), em mobilização nacional pelo pagamento do piso salarial da categoria

Publicado: 13 Março, 2023 - 11h56 | Última modificação: 13 Março, 2023 - 14h04

Escrito por: Nut Pereira/ Fetamce

Divulgação/Fetamce
notice

Profissionais de enfermagem de todo o país paralisaram as atividades, na última sexta-feira (10), em mobilização nacional pelo pagamento do piso salarial da categoria. No Ceará, diversos sindicatos ligados à Fetamce realizaram atividades alusivas ao movimento, que busca destravar o pagamento do direito já garantido pela Lei nº 14.434. Caminhadas, pronunciamentos em Câmaras Municipais e manifestações em frente a unidades de saúde foram registradas em diversos municípios. 

Em Fortaleza, o ato reuniu profissionais na Praça José Alencar, cobrando os governos federal, estadual e municipal, bem como o Supremo Tribunal Federal (STF), que se chegue a um acordo sobre as fontes de custeio para o pagamento do piso. A secretária de Saúde do Trabalhador da Fetamce, Ana Miranda, afirmou que a categoria não aguenta mais procrastinação. “Piso não é teto, é o início da valorização. Precisamos de mais respeito”.

Mobilizados pelo Sindifort e outras entidades sindicais, profissionais também realizaram, no local, prestação de serviços à população como aferição de pressão. Mais cedo, agentes da Agefis e da Guarda Municipal tentaram desmontar a estrutura do ato, mas após diálogo e firme resistência dos servidores, o ato prosseguiu. O secretário de administração da CUT Ceará, Emanuel Lima, e a secretária de saúde do trabalhador, Carmem Santiago, passaram pela atividade e fizeram falas em defesa da valorização da categoria.

Em Caucaia, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (SINDSEP) realizou panfletagem nas ruas do município a fim de sensibilizar a todos sobre a importância de aderir à mobilização. Presente no ato, a presidenta licenciada da Fetamce, Enedina Soares, declarou que “se trata de uma categoria fundamental para salvar vidas”. 

Mobilizações também foram registradas em Croatá, com presença do SINDSEP Guaraciaba do Norte e Croatá; em Acaraú, com o SINDSEP do município; em Tamboril, com o SSMT; em Jaguaribe, com o Sinsemi; em Iguatu, com o SINDISEPMI de Icó; em Senador Pompeu, com o SPMSP; e em Missão Velha, com o Sindimissao.