Escrito por: Renan Matos
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Crato já ajudou a emitir neste ano mais de 200 novos títulos e auxiliou jovens agricultores a tirar a 1ª carteira de trabalho
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STRAAF) de Crato motivado pelo exercício da cidadania, realiza desde o início de 2022 campanha para auxiliar jovens eleitores do município na emissão do 1º título de eleitor. A ação também orienta eleitores e eleitoras sobre a regularização e transferência do título, além de auxiliar os jovens agricultores na confecção da 1ª carteira de trabalho.
Nos primeiros quatro meses de 2022, já foram emitidos 220 novos títulos com o auxílio do Sindicato, já que todo o processo pode ser feito pela internet, através do site ou do aplicativo disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Este trabalho é muito importante para a população que reside na zona rural do município, pois ao acesso à internet é ainda mais precário”, afirmou Celiane David, presidente do STRAAF de Crato.
A mesma iniciativa também está sendo realizada pelo STRAAF de Paramoti, que já atendeu na sede da entidade 87 pessoas. A meta do Sindicato é auxiliar pelo menos 100 pessoas até o dia 4 de maio, quando se encerra o prazo estabelecido pelo TSE para regularização do título de eleitor para eleitores e eleitoras que desejam votar nas Eleições Gerais deste ano.
“Quando estávamos realizando as ações do Março Lilás, muitos jovens nos relataram não possuir título de eleitor, pois tinham dificuldades de procurar a Justiça Eleitoral e também não tinham segurança de fazer de forma online sozinhos e sozinhas. Então vimos a necessidade de auxiliar, pois é muito importante a juventude fazer ser ouvida no processo eleitoral. Como o Sindicato é uma entidade que está próxima das pessoas no dia a dia, não só na sede da cidade, mas indo as comunidades e nos assentamentos, a direção resolveu ajudar.”, relata a presidenta do STRAAF de Paramoti, Betinha Franco.
Novos títulos
De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de novos títulos eleitorais entre jovens cresceu quase 28% de fevereiro para março deste ano, somando mais de 445 mil novos eleitores aptos para votar nas Eleições 2022. Neste sentido, o secretário de juventude da CUT Ceará, Fernando Marques, ressaltou a importância das campanhas de alistamento eleitoral para jovens em um ano que é decisivo para a classe trabalhador. “Os jovens têm muito a contribuir com a mudança que queremos para os rumos do nosso país. Portanto, precisamos fortalece e incentivar todas essas campanhas de nossas entidades sindicais, para aumentar a participação da juventude nas próximas eleições”, destacou o dirigente sindical.
Veja abaixo o passo a passo de como emitir o seu título de eleitor
Para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, basta acessar o sistema TítuloNet, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.
O sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência.
Os homens com idade entre 18 e 45 anos também devem encaminhar o comprovante de quitação com o serviço militar. Mas atenção: as imagens devem estar totalmente legíveis, pois, se não estiverem, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.
Acompanhamento da solicitação
Após o cadastro, é possível acompanhar a tramitação do pedido também pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.
e-Título
Processadas as informações, se não houver qualquer pendência, basta fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no telefone celular ou tablet de qualquer plataforma (Android e iOS) e, a partir daí, utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel.
Com informações do TSE e da Fetraece