Escrito por: Redação CUT
O encontro ocorreu pela plataforma Zoom e contou com a participação de Madalena Margarida, secretária de saúde do trabalhador da CUT Brasil
O Coletivo de Saúde do Trabalhador da CUT Ceará se reuniu nesta quarta-feira (5/5) para debater sobre o processo eleitoral de escolha de novos representantes do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE) e construir a agenda de atividades da Secretaria de Saúde do Trabalhador para o próximo período. O encontro ocorreu pela plataforma Zoom e contou com a participação de Madalena Margarida, secretária de saúde do trabalhador da CUT Brasil, Asevedo Quirino, presidente do Cesau/CE, e de representantes de todos os ramos da CUT.
De acordo com Carmem Santiago, secretária de saúde do trabalhador da CUT Ceará, em virtude das novas regras aplicadas pela Lei Estadual 17.438/2021, o Conselho Estadual de Saúde do Ceará tem até julho eleger e empossar os novos membros do colegiado, que terão dois anos de mandato.
“Convocamos esta reunião para alertar aos membros do coletivo sobre a abertura do processo eleitoral, que deve ocorrer nos próximos dias. É preciso ocupar estes espaços e fortalecer a atuação da CUT”, reforça a dirigente.
Para Madalena Margarida, secretária de saúde do trabalhador da CUT Brasil, “é difícil a atuação nos conselhos, há um excesso de regras. Por isso, é necessário oxigenar os conselhos de saúde, e isso passa pela articulação e engajamento dos nossos dirigentes sindicais neste processo eleitoral”.
Edital
Segundo Asevedo Quirino, presidente do Cesau/CE, serão escolhidos 40 conselheiros e 40 suplentes, representando gestores públicos, prestadores dos serviços de saúde, profissionais e trabalhadores da saúde, usuários do SUS, entidades sindicais, sociais e movimentos populares. O edital da eleição será divulgado pelo conselho até o dia 18 de maio.
Encaminhamentos
De acordo com Carmem Santiago o encontro também definiu os seguintes encaminhamentos: