Escrito por: Redação CUT
O Coletivo deliberou por reforçar a participação de todos os ramos CUTistas nas etapas municipais e regionais da 10º Conferência Estadual de Saúde, além de tratar sobre a implantação das CISTTs
O Coletivo Estadual de Saúde do(a) Trabalhador(a) da CUT Ceará se reuniu na tarde desta segunda-feira (27) em ambiente virtual, para dialogar sobre a organização da 10º Conferência Estadual de Saúde do Ceará (CES) e debater sobre a importância das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT). O encontro contou com a participação de oito ramos CUTistas, entre eles municipais, rurais, comércio e serviço, processamento de dados, administração pública, comunicação, vestuário, vigilância e segurança privada.
A secretária de saúde do trabalhador da CUT, Carmem Santiago, conduziu a reunião e destacou a importância da participação do movimento sindical nas etapas municipais e regionais da 10º Conferência Estadual de Saúde do Ceará (CES), para que possam eleger representantes sindicais como delegados para a etapa estadual, que será realizada nos dias 29, 30 e 31 de maio de 2023. (Veja o calendário das etapas regionais abaixo).
Segundo a dirigente, participarão da etapa estadual os atuais conselheiros do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE), como delegados natos, e os delegados eleitos pelas etapas regionais.
“A Conferência é esperada com muita ansiedade. Precisamos aproveitar essa retomada de diálogo com a sociedade, para incluir as pautas da classe trabalhadora na construção de novas políticas públicas para saúde no Ceará e no Brasil”, destacou a dirigente.
Calendário das etapas regionais:
Cariri –dia 04 de abril/2023
Sobral –dia 11 de abril/2023
Sertão Central –dia 18 de abril/2023
Litoral Leste Jaguaribe -dia 25 de abril/2023
Fortaleza –dia 03 de maio/2023
Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT)
O advogado e membro do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE), Hugo Victor, foi convidado pelo coletivo para dialogar sobre a implantação da CISTT em todos os 184 municípios cearenses. Hugo afirmou que a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tem o propósito de assessoramento dos conselhos de saúde na temática de saúde do trabalhador e da trabalhadora. Portanto, sua instalação é obrigatória e indispensável nos conselhos de saúde.
“Precisamos articular a implantação das Comissões Intersetoriais em todos os municípios cearenses, para reforçar a formulação de estratégias e acompanhar a execução de políticas públicas de interesse para a saúde dos trabalhadores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, finalizou o conselheiro do Cesau, ao reiterar a importância das CISTTs.