MENU

Com alta nos casos de Covid-19, saiba onde fazer testagem gratuita em Fortaleza

CUT Ceará alerta as trabalhadoras e trabalhadores sobre a necessidade de manter as normas sanitárias e realizar testagem para detecção da doença e busca do tratamento adequado

Publicado: 06 Janeiro, 2022 - 10h09 | Última modificação: 10 Janeiro, 2022 - 11h36

Escrito por: Comunicação CUT-CE | Editado por: Samira de Castro

Foto: Freepik
notice

O aumento dos casos de Covid-19 no Ceará, após a realização das festas de fim de ano, acionou o alerta nas autoridades estaduais sobre uma possível terceira onda da pandemia no Estado. Além dos casos de contaminação pelo novo coronavírus, os cearenses enfrentam as síndromes respiratórias causadas pelas chuvas e um surto de H3N2, que é uma variação do vírus H1N1  causador da Influenza).

Diante da situação, a CUT Ceará alerta as trabalhadoras e trabalhadores sobre a necessidade de manter as normas sanitárias, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento, para evitar o contágio. “Se apresentar sintomas, o trabalhador não precisa esperar 48 ou 72 horas para buscar uma unidade de testagem”, reforça o presidente da CUT-CE, Wil Pereira.

Novo decreto

Em transmissão pelas redes sociais, na quarta-feira (5/01), o governador Camilo Santana (PT), ao lado do secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, anunciou decisão tomada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus para frear o avanço dos vírus que acarretam síndrome gripal e ampliar as ações de prevenção e assistência. Estão suspensos todos os eventos de Pré-Carnaval e Carnaval no Estado.

Outros eventos festivos e sociais (como casamentos, formaturas e coorporativos) podem acontecer apenas com a redução da capacidade de ocupação, para até 250 pessoas em ambientes fechados e 500 pessoas em ambientes abertos. O novo decreto passa a valer a partir desta quinta-feira (6/01). As medidas vigoram por um mês.

Variante Ômicron

O secretário da Saúde, Marcos Gadelha, confirmou que os casos da variante Ômicron têm uma disseminação de alta velocidade, e que o Estado já sinaliza predominância nos novos casos detectados. Somado a isso, há forte aumento de atendimentos para doenças com sintomas respiratórios. Já a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) informou, ainda em dezembro, que a Capital cearense registra transmissão comunitária da Ômicron, além de casos de dupla infecção por Covid-19 e Influenza.

Vacinação em crianças

A Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB/CE) aprovou a vacinação contra Covid-19 em todas as crianças com idades entre 5 e 11 anos, sem prescrição médica, mediante cadastro prévio na plataforma Saúde Digital. A decisão foi tomada na última terça-feira (4/01) e levou em consideração a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a estratégia, ainda em dezembro de 2021. O início da vacinação neste grupo ocorrerá tão logo o Ministério da Saúde (MS) envie os imunobiológicos.

 

A testagem em Fortaleza pode ser feita gratuitamente nos seguintes locais:

Hotel Excelsior (atendimento por ordem de chegada)

Guilherme Rocha, 172, Centro - de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Hospital Geral de Fortaleza e Shopping RioMar Kennedy

Drive-thru de testagem, mediante agendamento pelo Saúde Digital e disponibilidade de vagas

Terminal Rodoviário Eng. João Thomé (testagem para viajantes)

Plataforma de desembarque, das 8h às 18h

Aeroporto Internacional Pinto Martins (testagem para viajantes)

Saguão do desembarque, 24 horas

Nos demais municípios, procure uma unidade básica de saúde ou verifique junto à prefeitura onde fazer a testagem.

Com informações da SESA