Com show de Silvero Pereira, CUT Ceará celebra 40 anos de fundação
O ato político e cultural reuniu ex-presidente, lideranças sindicais históricas e delegados e delegadas do 15º CECUT na quadra do Sindicato dos Bancários, em Fortaleza (CE).
Publicado: 30 Julho, 2023 - 10h57
Escrito por: Renan Matos | Editado por: Tarcísio Aquino
A Central Única dos Trabalhadores (CUT), maior central sindical da América Latina e a quinta maior do mundo, completa 40 anos de existência no próximo dia 28 de agosto, mas no Ceará, as comemorações já iniciaram. Com apresentações da banda Zé da Zefa, e do ator Silvero Pereira, num tributo cênico e musical ao cantor e compositor Belchior, a CUT Ceará realizou neste sábado (29/07) ato político e cultural em alusão ao aniversário da Central. A atividade encerrou o primeiro dia de programação do 15º Congresso Estadual da CUT (CECUT), na quadra do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB-CE), em Fortaleza.
A abertura solene do ato contou com a participação do presidente da CUT-CE, Wil Pereira, de Miguel Brás, representante do Governo do Ceará, dos deputados José Guimarães (PT), De Assis Diniz (PT) e Missias do MST (PT), além de Graça Costa, representando a direção nacional da CUT.
A cerimônia também contou a presença de ex-presidentes que foram homenageados pelas suas trajetórias de luta à frente da Central. Em sua fala, Wil Pereira, destacou a relevância das 720 atividades em que a CUT Ceará realizou e/ou participou, em conjunto com os ramos e categorias que compõem o movimento sindical e prestou homenagem aos ex-presidentes da CUT.
“O protagonismo não é somente da CUT, mas também de todos os movimentos sociais e populares que lutam ao lado da Central, que desempenhou um papel de representação efetiva da classe trabalhadora em todo o Estado”, finalizou o dirigente ao destacar a filiação de 35 novos sindicatos à CUT Ceará ao longo dos últimos 4 anos.
40 anos da CUT
Fundada em 1983, em plena ditadura militar, a CUT lutou pela redemocratização do Brasil e pela emancipação e representação da classe trabalhadora brasileira por mais direitos e melhores condições de vida.
De acordo com De Assis Diniz, ex-presidente da Central, “falar de 40 anos da CUT é trazer a memória pessoas que fizeram com que a CUT se transformasse nessa ferramenta de forte mobilização e representação das causas trabalhistas e populares”, ressaltou o parlamentar ao relembrar a importância de líderes e representantes sindicais que colaboraram ao longo de quatro décadas com a atuação da Central.
Ao enfatizar o momento de reconstrução que o país vive, com a eleição de um novo governo que inclui no orçamento o povo mais pobre e a classe trabalhadora, o deputado federal José Guimarães destacou que “são inúmeros os desafios que o movimento sindical atravessa, e atravessou ao longo dos últimos anos”.
Show de Silvero Pereira
O encerramento da noite cultural ficou por conta do ator Silvero Pereira, natural de Mombaça (CE), que interpretou canções do cantor e compositor Belchior (in memoriam) num show em alusão aos 40 anos da CUT.
Último dia do 15º CECUT
A programação do 15º Congresso Estadual da CUT Ceará segue até este domingo (30/07), no auditório do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni 7), no bairro Eng. Luciano Cavalcante. em Fortaleza(CE). Veja a seguir a programação completa:
08h - Apresentação do vídeo "Escola Nordeste Marise Paiva de Morais"
08h20 - Apresentação e aprovação de emendas e resoluções ao texto base do 14º Concut
09h20 - Apresentação e aprovação de emendas e resoluções ao texto base do 14º Concut
10h - Plenarinha para eleição dos/as delegados e delegadas das entidades com até 750 sócios quites/aposentados ao 14o CONCUT
11h – Eleição e posse da nova direção da CUT Ceará
12h - Encerramento do 15º CECUT