Com show de Silvero Pereira, CUT Ceará celebra 40 anos de fundação

O ato político e cultural reuniu ex-presidente, lideranças sindicais históricas e delegados e delegadas do 15º CECUT na quadra do Sindicato dos Bancários, em Fortaleza (CE).

Publicado: 30 Julho, 2023 - 10h57

Escrito por: Renan Matos | Editado por: Tarcísio Aquino

Thainá Duete

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), maior central sindical da América Latina e a quinta maior do mundo, completa 40 anos de existência no próximo dia 28 de agosto, mas no Ceará, as comemorações já iniciaram. Com apresentações da banda Zé da Zefa, e do ator Silvero Pereira, num tributo cênico e musical ao cantor e compositor Belchior, a CUT Ceará realizou neste sábado (29/07) ato político e cultural em alusão ao aniversário da Central. A atividade encerrou o primeiro dia de programação do 15º Congresso Estadual da CUT (CECUT), na quadra do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB-CE), em Fortaleza.

A abertura solene do ato contou com a participação do presidente da CUT-CE, Wil Pereira, de Miguel Brás, representante do Governo do Ceará, dos deputados José Guimarães (PT), De Assis Diniz (PT) e Missias do MST (PT), além de Graça Costa, representando a direção nacional da CUT.

A cerimônia também contou a presença de ex-presidentes que foram homenageados pelas suas trajetórias de luta à frente da Central. Em sua fala, Wil Pereira, destacou a relevância das 720 atividades em que a CUT Ceará realizou e/ou participou, em conjunto com os ramos e categorias que compõem o movimento sindical e prestou homenagem aos ex-presidentes da CUT.

“O protagonismo não é somente da CUT, mas também de todos os movimentos sociais e populares que lutam ao lado da Central, que desempenhou um papel de representação efetiva da classe trabalhadora em todo o Estado”, finalizou o dirigente ao destacar a filiação de 35 novos sindicatos à CUT Ceará ao longo dos últimos 4 anos.

40 anos da CUT

Fundada em 1983, em plena ditadura militar, a CUT lutou pela redemocratização do Brasil e pela emancipação e representação da classe trabalhadora brasileira por mais direitos e melhores condições de vida.

De acordo com De Assis Diniz, ex-presidente da Central, “falar de 40 anos da CUT é trazer a memória pessoas que fizeram com que a CUT se transformasse nessa ferramenta de forte mobilização e representação das causas trabalhistas e populares”, ressaltou o parlamentar ao relembrar a importância de líderes e representantes sindicais que colaboraram ao longo de quatro décadas com a atuação da Central.

Ao enfatizar o momento de reconstrução que o país vive, com  a eleição de um novo governo que inclui no orçamento o povo mais pobre e a classe trabalhadora, o deputado federal José Guimarães destacou que “são inúmeros os desafios que o movimento sindical atravessa, e atravessou ao longo dos últimos anos”.

Show de Silvero Pereira

O encerramento da noite cultural ficou por conta do ator Silvero Pereira, natural de Mombaça (CE), que interpretou canções do cantor e compositor Belchior (in memoriam) num show em alusão aos 40 anos da CUT.

Último dia do 15º CECUT

A programação do 15º Congresso Estadual da CUT Ceará segue até este domingo (30/07), no auditório do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni 7), no bairro Eng. Luciano Cavalcante. em Fortaleza(CE). Veja a seguir a programação completa

08h - Apresentação do vídeo "Escola Nordeste Marise Paiva de Morais"

08h20 - Apresentação e aprovação de emendas e resoluções ao texto base do 14º Concut