Escrito por: Redação CUT

CUT-CE passa a integrar o Fórum Intersetorial de Saúde dos Trabalhadores do Estado

Posse da secretária de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Carmem Santiago, reforça o compromisso da Central com a defesa da saúde, segurança e bem-estar da classe trabalhadora

A secretária de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da CUT Ceará, Carmem Santiago, tomou posse, na quarta-feira (22/10), como membro titular do Fórum Intersetorial de Saúde das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Estado do Ceará. A solenidade foi realizada na Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), em Fortaleza, com a presença de representantes de entidades sindicais, instituições públicas e setores da sociedade civil.

Instituído pela Portaria nº 5465/2025, da Sesa, o Fórum tem como objetivo fortalecer a Política de Saúde das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, promovendo o diálogo entre diferentes setores e a integração de ações voltadas à prevenção, proteção e promoção da saúde no ambiente de trabalho. Entre suas atribuições estão fomentar a participação social, propor medidas de integração com programas nacionais e municipais de saúde, promover a divulgação de informações sobre saúde do trabalhador e estimular a transversalidade nas políticas públicas.

Ao tomar posse, Carmem Santiago destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à classe trabalhadora.

“Participar desse Fórum é um passo importante para consolidar políticas que garantam a proteção e o cuidado integral da classe trabalhadora, com um olhar voltado à prevenção, à saúde e ao bem-estar de quem faz o Ceará acontecer”, afirmou.

A presença da CUT Ceará no Fórum reforça o compromisso da Central com a defesa da vida, da saúde e da segurança de todas e todos os trabalhadores, reafirmando o papel do movimento sindical na formulação e acompanhamento das políticas públicas de saúde e segurança do trabalho.