CUT-CE repudia assassinatos no MST na Paraíba
Ataque matou dois trabalhadores do acampamento Dom José Maria Pires, em Alhandra (PB). Crime ocorreu às vésperas do aniversário de 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, celebrado hoje (10/12)
Publicado: 10 Dezembro, 2018 - 11h32 | Última modificação: 10 Dezembro, 2018 - 18h29
Escrito por: Direção Executiva da CUT-CE
A Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE), diante do assassinato dos militantes do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem-Terra (MST), José Bernardo “Orlando” da Silva e Rodrigo Celestino, ocorrido no último sábado (8/12), no acampamento Dom José Maria Pires, em Alhandra, na Paraíba, repudia veementemente mais este crime contra o movimento, exige celeridade nas investigações e manifesta solidariedade às famílias dos companheiros e ao MST.
Segundo o MST, “bandidos” entraram encapuzados no acampamento e metralharam a área onde jantavam os agricultores, vitimando os dois militantes, que eram coordenadores do acampamento. Exigimos justiça com a punição dos culpados e somos solidários à luta pela desapropriação das terras onde as 450 familias do acampamento vivem.
Outros quatro casos de ataques e/ou invasões também ocorreram recentemente no Ceará. Acampamentos em Tamboril, Limoeiro do Norte, Santana do Acaraú e Lavras da Mangabeira sofreram com ações de despejo. Estes crimes contra o Movimento evidenciam a tentativa de intimidar a luta pela terra.
Convocamos todas e todos os trabalhadores do campo e da cidade a seguirem firmes durante este período de maior repressão e os assassinatos em decorrências de conflitos no campo. Hoje, 10 de dezembro de 2018, o mundo celebra o aniversário de 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ameaça por retrocessos inimagináveis no Brasil e a criminalização dos movimentos sociais, em especial ao MST, é prova disso. Reiteramos o nosso apoio à luta camponesa e denunciaremos em todos os espaços possíveis os crimes contra aqueles que lutam por um Brasil mais justo e igualitário.
Orlando e Rodrigo, presentes!
Fortaleza, 10 de dezembro de 2018.
Direção-Executiva da CUT-CE