• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

CUT Ceará e Escola Nordeste realizam Seminário Estadual da Mulher Trabalhadora

Com o tema “Feminicídio e o enfrentamento à violência contra a mulher: Somos Todas Margaridas!”, o encontro será realizado dia 29/7, na Fetrace, em Fortaleza

Publicado: 26 Julho, 2019 - 12h12 | Última modificação: 26 Julho, 2019 - 12h27

Escrito por: Redação CUT

notice

A Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE) realiza na próxima segunda-feira (29/7), em parceria com a Escola Formação da CUT no Nordeste, o Seminário Estadual da Mulher Trabalhadora. Com o tema “Feminicídio e o enfrentamento à violência contra a mulher: Somos Todas Margaridas!”, o encontro será realizado no auditório da Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comercio e Serviços no Estado do Ceará (Fetrace), em Fortaleza.

Segundo Ozaneide de Paula, secretária da mulher trabalhadora da CUT-CE, o seminário reunirá cerca de 150 mulheres representantes de todos os ramos da CUT no estado e de movimentos sociais, e debaterá sobre as principais pautas da Marcha das Margaridas 2019, que será realizada no dias 13 e 14 de agosto, em Brasília (DF). De acordo com a dirigente, no Ceará, trabalhadoras do campo, da cidade e das águas se preparam para se juntar as mais de 100 mil mulheres que estarão na capital federal para propor políticas públicas que melhor atendam as agricultoras familiares e reivindicar o fim do racismo e da violência contra as mulheres.

Sobre a Marcha das Margaridas

A Marcha das Margaridas é uma ampla ação estratégica das mulheres do campo, da floresta e das águas para conquistar visibilidade, reconhecimento social, político e cidadania plena. A Marcha se constrói a partir de amplo processo formativo, de debate, ação política e mobilização, desenvolvido pelas mulheres desde suas comunidades, municípios e estados, até chegar às ruas da capital do País.

Coordenada pela Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), suas 27 Federações e mais de 4 mil Sindicatos filiados, a Marcha das Margaridas se constrói em parceria com os movimentos feministas e de mulheres trabalhadoras, centrais sindicais e organizações internacionais.

 

Serviço:

Seminário Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT-CE

Data : 29 de Julho (Segunda-feira)

Horas: 8h às 17h                        

Local: FETRACE

 

Programação:

8h – Café da manhã

9h - Acolhida                          

9h30 - Mesa redonda: Feminicídio e o enfrentamento a violência contra a Mulher

 

Debatedoras:

*Darciane Barreto - Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira

*Greice Lopes - Coordenadora do CRM-Centro de Referência da Mulher

Conselho Municipal dos Diretos da Mulher de Fortaleza.        

* Rose Marques - Advogada e integrante do Fórum Cearense de Mulheres

*Izabel Dantas - Coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres

 

12h - Almoço

13h30 - Debate: Somos todas Margaridas "Margaridas em marcha pela democracia, justiça social, igualdade  e sem violência.

 

15h30 - Encaminhamentos da Marcha das Margaridas      

17h - Encerramento