Escrito por: Comunicação CUT
A nova direção foi eleita no último dia do 15º CECUT, que foi realizado no auditório do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), em Fortaleza (CE)
Cerca de 404 delegados e delegadas do 15º Congresso Estadual da CUT Ceará (CECUT) “40 anos, Lutas, Direitos e Democracia que Transformam Vidas!”, elegeram neste domingo (30/7), em chapa única, com representação dos principais ramos e respeito à paridade entre homens e mulheres, a nova direção Estadual da CUT para o mandato de 2023/2027. O evento ocorreu no auditório do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), em Fortaleza (CE).
Para a presidência da entidade foi reeleito, por unanimidade, o metalúrgico Wil Pereira. A vice-presidência será ocupada pelo trabalhador rural Josué Cândido, que na gestão anterior ocupou a secretaria de organização e política sindical. A Secretaria-Geral será conduzida pela servidora municipal Ana Miranda, que chega pela primeira vez à direção executiva da CUT.
Ao ser empossado, Wil Pereira fez um breve balanço do seu segundo mandato, destacando que a CUT Ceará realizou e/ou participou de mais de 720 atividades distribuídas em todas as regiões do estado, durante o período que foi marcado por uma pandemia e o governo genocida de Jair Bolsonaro (PL).
O dirigente também agradeceu a todos os delegados, delegadas e convidados que participaram do 15º CECUT pela qualidade dos debates realizados durante os dois dias de Congresso.
Novos desafios
Wil destacou que ao realizar o 15° CECUT, no ano em que a CUT celebra 40 anos de lutas e conquistas, “é preciso reafirmar o compromisso de continuar lutando na defesa intransigente dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora”. O presidente enfatizou ainda que “é um momento histórico em que passado e presente se encontram”, apontando para o importante papel que a CUT precisa desempenhar no processo de organização da classe trabalhadora e de reconstrução do país.
Para dar conta desse desafio, o presidente reeleito finalizou sua fala afirmando que a ação estratégica da CUT para o próximo período está centrada em três eixos: o fortalecimento da organização sindical; a defesa da democracia; e a promoção do desenvolvimento sustentável.
Plano de lutas, resoluções e moções
Os delegados e delegadas aprovaram, por unanimidade, o texto base do 14º Congresso Nacional da CUT. Ao todo, 48 emendas e duas resoluções foram aprovadas, e trataram sobre desenvolvimento sustentável, meio ambiente e energias renováveis. O plenário também aprovou moções em apoio aos profissionais de enfermagem, que lutam pelo piso da categoria, aos petroleiros, que se manifestam contra a venda da Refinaria Lubnor, aos jornalistas, que se mobilizam pela PEC do Diploma, e repúdio às prefeituras que praticam condutas antisindicais.
Sobre o 15º CECUT
459 delegados e delegadas se inscreveram para o 15º CECUT. Deste total, 404 se credenciaram, sendo 202 homens e 202 mulheres.
Confira a lista da nova direção executiva da CUT Ceará:
Presidente
Francisco Wil e Silva Pereira
Vice-Presidente
José Cândido da Silva Filho
Secretária-Geral
Ana Lúcia de Miranda
Secretário de Administração e Finanças
Emanuel Alves Lima
Secretária de Comunicação
Maria Silvana Pires de Morais
Secretária de Formação Sindical
Nadja Carneiro de Souza
Secretário de Organização e Política Sindical
Roberto Luque de Sousa
Secretária da Mulher Trabalhadora
Ana Cláudia Silva de Souza
Secretária de Relações do Trabalho
José Aureo de Oliveira Junior
Secretário de Políticas Sociais e Direitos Humanos
Celiane David Brito
Secretário da Juventude
Alan Robson Ricardo Alves
Secretária de Combate ao Racismo
Maria Edivânia da Silva Costa
Secretária de Saúde do Trabalhador
Carmem Sílvia Ferreira Santiago
Secretário de Meio Ambiente
Claudemir Brito da Silva
Secretário de Assuntos Jurídicos
Francisco Tarcisio Sales
Secretária de Cultura
Gardênia Pereira Baima
Secretário de Mobilização e Relações com Movimentos Sociais
Hernesto Luz Cavalcante
Secretária Executiva
Maria de Fátima Uchôa