CUT Ceará realiza encontro estadual da juventude trabalhadora
O encontro reuniu na sede da CUT Ceará mais de 70 jovens do campo e da cidade
Publicado: 19 Fevereiro, 2019 - 16h43 | Última modificação: 19 Fevereiro, 2019 - 16h53
Escrito por: CUT Ceará
Buscando estimular a participação dos jovens e fortalecer a articulação da juventude CUTista na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, do campo e da cidade, a Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE) realizou, nesta terça-feira (19/2), o Encontro Estadual da Juventude Trabalhadora. Com o tema “O mundo do trabalho e os desafios da classe trabalhadora”, o seminário reuniu na sede da CUT mais de 70 jovens, representando todos os ramos econômicos que compõem a Central no estado.
Para o presidente da CUT Ceará, Wil Pereira, os encontros de juventude preparam o jovem trabalhador para participar mais ativamente das discussões que envolvem a política local e nacional. “O debate não ocorre somente nas ruas, mas também nas redes sociais. Portanto, encontros como esses são muito importantes para qualificar os nossos discursos e fortalecer a resistência”, disse Wil ao também ressaltar a importância da comunicação na atual conjuntura enfrentada pela classe trabalhadora.
“A CUT preza muito pela formação dos seus quadros, pois entendemos que o processo de formação é construído de forma contínua, seja aqui na Central, no sindicato, nas federações ou em momentos de formação específica, como este encontro que estamos realizando hoje com representantes de todos os ramos de atuação a CUT no estado. Nós queremos que estes jovens saiam daqui preparados para as diversas lutas que teremos nos próximos meses”, disse a secretária estadual de Juventude da CUT, Adryely Silvino, ao comemorar a realização do encontro.
Projeto CUT/DGB
Durante o encontro, a Secretária Nacional da Juventude da CUT, Cristiana Paiva, apresentou o projeto da CUT e DGB (Confederação dos Sindicatos Alemães), que até 2020 tem o objetivo de organizar a juventude trabalhadora e fortalecer a participação da juventude no movimento sindical brasileiro. Segundo Cristiana, o projeto já foi implementado entre 2004 e 2010 e possibilitou a formação de novas lideranças. “O projeto é executado em parceria com a Confederação dos Sindicatos Alemães, e garante a troca de experiências entre as duas centrais no trabalho de fortalecimento da juventude sindical”.
Oficina
Os jovens também puderam participar de uma oficina sobre posicionamentos nas redes sociais e ativismo digital, que foi ministrada por Alex Capuano, jornalista e sociólogo da CUT nacional.
Presença
Estiveram presentes no encontro Graça Costa, secretária nacional de Relações do Trabalho, Carmem Santiago, secretária geral da CUT Ceará, Helder Nogueira, secretário de administração e finanças, Ozaneide de Paula, secretária da mulher trabalhadora e Lúcia Silveira, secretária de formação e coordenadora da Escola de Formação Sindical da CUT Nordeste.