• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

CUT Ceará realiza seu 14º Congresso em Fortaleza

O 14º CECUT elegerá a nova direção estadual e definirá o plano de lutas para o período de 2019 a 2023

Publicado: 24 Novembro, 2019 - 12h13 | Última modificação: 27 Novembro, 2019 - 15h13

Escrito por: Redação CUT

notice

A CUT Ceará faz os últimos preparativos para a realização do seu 14º Congresso Estadual, que ocorre nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2019. O encontro será realizado em Fortaleza (CE), no antigo Hotel Romanos, em Messejana. Cerca de 400 delegados e delegadas, representantes dos ramos CUTistas já estão confirmados.

O 14º CECUT carrega o slogan “Lula Livre” e tem como tema “sindicatos fortes, direitos, soberania e democracia”. Segundo o presidente da CUT Ceará, Wil Pereira, neste momento de ofensivas contra os movimentos populares e criminalização das entidades sindicais, o congresso também será uma oportunidade de debater a organização sindical e formas de resistência diante das ações do governo de extrema direita de Jair Bolsonaro (PSL).

“Teremos grandes debates sobre estratégia e organização sindical para o enfrentamento aos ataques diários de Bolsonaro, Paulo Guedes, Moro e companhia contra as organizações sindicais e a classe trabalhadora.”, disse Pereira ao reforçar que o congresso também reafirmará as bandeiras históricas da Central Única dos Trabalhadores.

Excepcionalmente este ano, o CECUT ocorre após o Congresso Nacional da CUT (13º CONCUT), realizado em Praia Grande/SP, e elegerá a nova direção estadual e definirá o plano de lutas e as estratégias para o período de 2019 a 2023.

“Vamos fazer um balanço da nossa gestão, que foi marcada pelo protagonismo do maior ciclo de lutas da história da nossa combativa CUT. Enfrentamos o golpe, os desmontes de Temer, as injustiças jurídicas contra Lula e Dilma e agora estamos nos preparando para enfrentar mais quatro anos de muita resistência”, concluiu Wil Pereira, ao afirmar que a gestão que se encerra enfrentou os piores momentos do Brasil desde a redemocratização, realizando greves e grandes mobilizações em todas as regiões do Ceará.

O 14º Congresso Estadual da CUT será no antigo Hotel Romanos, localizado na Rua Padre Pedro de Alencar, 2012, em Messejana, Fortaleza (CE). Participam dele delegadas e delegados eleitos por suas respectivas categorias, convidados e observadores.

 

Confira a programação

Dia 29 de novembro (sexta-feira)

14h – Abertura do Credenciamento, na sede da CUT CEARÁ

17h – Encerramento do Credenciamento

 

Dia 30 de novembro (Sábado)

08h – Credenciamento dos/as delegados/as – no antigo Hotel Romanos

09h - Abertura

Debate sobre Conjuntura e Balanço

Palestrantes: Élcio Batista, Secretário da Casa Civil do Governo do Ceará, Deyvid Bacelar, representante da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a economista Juliane Furno, representando a Frente Brasil Popular

10h – Debate

12h – Almoço

12h – Encerramento do Credenciamento dos/as Delegados/as

12h01min – Abertura do Credenciamento dos suplentes

13h – Encerramento do Credenciamento dos Suplentes

14h - Estratégia e Organização Sindical

Palestrantes: Graça Costa, Secretária de Organização e Política Sindical Nacional da CUT Brasil, Juvandia Moreira, presidente da CONTRAF/CUT e José Lopes Feijó, ex-presidente da CUT/SP e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

15h - Debate

 

Dia 1º de Dezembro (Domingo)

08h - Deliberação sobre moções e resoluções

10h - Eleição e posse da nova direção e encerramento

12h - Encerramento/Almoço

 

Saiba mais:

Ofício circular da Secretaria Geral da CUT Ceará

Convocatória do 14º CECUT

Caderno de subsídio do 13º CONCUT

Ofício circular sobre prazos e taxas de inscrição para delegados e observadores