CUT Ceará repudia declarações do deputado Dr. Jaziel (PL)

Publicado: 23 Maio, 2022 - 16h12

Escrito por: Redação CUT

A Central Única dos Trabalhadores (CUT-CE) vem a público repudiar as recentes declarações do deputado federal Dr. Jaziel Pereira (PL), único cearense a votar a favor do projeto que regulamenta a prática do ensino domiciliar, conhecida como "homeschooling". A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 19 de maio.

Ao defender seu voto, o parlamentar disse que “escolas tendem a doutrinação, aborto e erotização das crianças”. Com este discurso ofensivo à comunidade escolar, não temos dúvida que o posicionamento do deputado vem de encontro as propostas de uma outra frente ideológica de ataque à educação regular que visa desenvolver o pensamento crítico e democrático, o Escola Sem Partido, conhecido como Lei da Mordaça. A proposta, discutida tanto no âmbito federal como em diversos municípios, não obteve êxito, mas seu propósito se assemelha à educação domiciliar.

Deste modo, destacamos que o papel do parlamentar, eleito para representar os interesses do povo cearense, deveria ser o de defender o fortalecimento do ensino público e de qualidade, e não o de fragilizar e promover o sucateamento do sistema público de ensino. Precisamos de uma comunidade escolar forte, para que possamos ter crianças e jovens mais preparados e com pensamento crítico, para auxiliá-los na luta pelos seus direitos enquanto cidadãos, para que possamos construir uma sociedade mais justa e democrática.

Portanto, em nome de nossas entidades filiadas e de todas e todos os trabalhadores em educação, exigimos uma retratação pública e, sobretudo, respeito como os homens e mulheres que renovam diariamente o compromisso com a educação pública de qualidade e democrática.

Somos fortes, somos CUT!

Direção-Executiva da CUT-CE