• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

CUT Ceará toma posse no Conselho Estadual de Saúde (Cesau/CE) nesta sexta (9/7)

Central Única ocupará duas vagas titulares no Conselho e será representada pelas secretárias Carmem Santiago e Maria de Fátima

Publicado: 08 Julho, 2021 - 19h57 | Última modificação: 08 Julho, 2021 - 20h12

Escrito por: Redação CUT

notice

A Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE) participa nesta sexta-feira (9/7) da posse dos novos membros do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE), eleitos para o biênio 2021-2023. O novo colegiado, composto por oitenta assentos entre titulares e suplentes, será empossado pelo secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto). Na ocasião, também haverá a eleição para composição da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos no mesmo período.

A CUT Ceará conquistou duas vagas titulares no Cesau. Uma no segmento das centrais sindicais de não profissionais de saúde com atuação e representação estadual, que será ocupada pela secretária de saúde do trabalhador Carmem Santiago, e outra no segmento dos movimentos organizados de mulheres com atuação e representação estadual, sendo representada pela secretária da mulher trabalhadora Maria de Fátima Uchoa (Mariinha).

A Federação dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (FETRACE), o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado Do Ceará (SINTSEF) e a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado Ceará (FETAMCE) também conquistaram vagas titulares em seus segmentos no Conselho Estadual de Saúde. Já a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará (FETRAECE) e o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (MOVA-SE) conquistaram vagas de suplência no colegiado.

Eleição do Cesau

As eleições para os novos membros do colegiado foram realizadas entre os dias 16 e 29 de junho, por meio de plenárias virtuais, em cumprimento a nova Lei do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE) nº 17.438. Com o objetivo de ampliar a participação da sociedade civil, para este pleito os assentos para conselheiros foram ampliados. Num total de 40 vagas para titulares e 40 para suplentes a nova composição foi distribuída em: 20 vagas para os usuários, sendo 10 das entidades representativas de usuários e 10 dos conselhos municipais das 5 regiões de saúde; 9 vagas para representantes do Governo do Estado; 1 para prestadores de serviços dos equipamentos de saúde; e 10 para Profissionais de Saúde (sendo 5 dos conselhos municipais de saúde e 5 das entidades representativas dos profissionais de saúde).

O Conselho

O Cesau é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, integrante da estrutura organizacional da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), com jurisdição em todo o território estadual. Atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Para conhecer as entidades eleitas para os 80 assentos, acesse: www.cesau.ce.gov.br

Com informações do Cesau e do Sintsef