“Dia do Basta”: Ceará se mobiliza por empregos, dignidade e cidadania

CUT, demais centrais e movimentos sociais realizam, nesta sexta (10), mobilizações e paralisações em todo País por um basta ao retrocesso, perda de direitos e carestia. Ceará realiza atos em todas as regiões

Publicado: 09 Agosto, 2018 - 16h48 | Última modificação: 09 Agosto, 2018 - 17h13

Escrito por: CUT-CE/Assessoria de Comunicação, com informações da CUT-Brasil

Ceará mobilizado: dia 10 de agosto é dia de exigir um basta!

A luta é contra retrocessos sociais e trabalhistas, desemprego, preços altos do gás de cozinha e pelo direito de Lula ser candidato. CUT, demais centrais sindicais e frentes populares convocaram e estão mobilizando trabalhadores e trabalhadoras em todo o Brasil para o Dia Nacional de Paralisação e de Manifestações – o Dia do Basta. Marcado para esta sexta-feira, 10 de agosto, os atos ocorrerão em todo o país. O Ceará também participa em massa, sendo o principal ato marcado para concentrar-se a partir das 9 horas, na Praça Clóvis Beviláqua (Praça da Bandeira), no Centro.

“São décadas de luta e suor da classe trabalhadora. O ‘desgoverno’ do ilegítimo Michel Temer está passando com um rolo compressor por cima de tudo o que já conquistamos. Os cortes promovidos nas políticas sociais e em tantas áreas essenciais como pesquisa, educação e saúde são inadmissíveis e não podem continuar”, diz o presidente da CUT-CE, Wil Pereira. O dirigente destaca que diversos atos também estão marcados no interior, a exemplo de Madalena, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Quixadá. “A CUT está mobilizando suas bases no estado com o apoio fundamental da Frente Brasil Popular e os movimentos sociais ligados a ela”, acrescenta Wil.

Em todo o país, trabalhadores realizarão paralisações, atrasos de turnos e atos de protestos nos locais de trabalho, praças e ruas. Militantes e as organizações do movimento social, sindical, artístico e cultural que constroem as Frentes em todo o Brasil estão aprofundando o diálogo com as centrais sindicais no sentido de apoiar as paralisações das diversas categorias. As frentes divulgaram nota nesta segunda-feira (6) convocando os movimentos sociais a ampliar as manifestações.

Categorias mobilizadas

Em todo o estado, diversas categorias já estão mobilizadas. Reunidos em assembleia na noite de quarta-feira (8), por exemplo, os bancários cearenses aprovaram participação nas manifestações de amanhã. A movimentação para o Dia do Basta também se intensificou hoje em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Trabalhadores e trabalhadoras da metalúrgica Aço Cearense participaram de panfletagens junto com dirigentes do Sindmetal e da CUT-CE e confirmaram adesão ao ato.

Emanuel Lima/CUT-CEEmanuel Lima/CUT-CE
Ação nesta quinta-feira (9) junto a trabalhadores da metalúrgica Aço Cearense, em Caucaia

Professores das redes públicas das três esferas – municipal, estadual e federal – estão articulados e anunciaram participar do Dia do Basta amanhã, quando muitas escolas, universidades e institutos federais devem fechar as portas. A direção do Sindicato Mova-se também convocou os servidores públicos estaduais para participar da atividade. Uma hora antes da concentração do ato em Fortaleza, eles vão realizar café da manhã na sede da entidade, a partir das 8 horas, seguindo então para a Praça da Bandeira, onde se unirão às demais categorias. Trabalhadores do serviço público federal também foram convocados, junto com ramos como rurais, transporte, comerciários e outros.

Entre as pautas, os trabalhadores também protestam contra a política de preços da Petrobras e o aumento do gás de cozinha, a política de privatização e os cortes promovidos pelo governo do ilegítimo Michel Temer (MDB-SP) nas políticas sociais, além da liberdade do ex-presidente Lula e seu direito de concorrer à Presidência da República nas eleições de outubro.

“É o dia para dizer que não aguentamos mais esse governo golpista e queremos que os nossos direitos sejam respeitados. E para que isso aconteça é fundamental que todos participem das atividades neste 10 de agosto em todo o país”, afirma o presidente da CUT, Vagner Freitas.

SERVIÇO:

DIA DO BASTA! – 10 DE AGOSTO DE 2018

Dia Nacional de Paralisação e de Manifestações

Ato confirmado em Fortaleza:

Local: Praça Clóvis Beviláqua (também conhecida como Praça da Bandeira) – Centro (ao lado da Faculdade de Direito da UFC)

Concentração: 9 horas

Atos confirmados no Interior:

Limoeiro do Norte (Região Jaguaribana)

Local: Praça do Banco do Nordeste – Centro

Concentração: 7 horas

Itapipoca

Local: Praça dos Motoristas, Av. Anastácio Braga, S/N – Centro