Direção da CUT-CE inicia planejamento do seu 15º Congresso Estadual
O CECUT será realizado nos dias 28, 29 e 30 de julho, em Fortaleza. Direção também planeja ações em comemoração aos 40 anos de fundação da CUT
Publicado: 07 Fevereiro, 2023 - 15h28 | Última modificação: 31 Maio, 2023 - 14h16
Escrito por: Tarcísio Aquino/CUT-CE
A Direção Estadual da CUT Ceará realizou nesta terça-feira (6/2) Seminário de Planejamento na sede da entidade, em Fortaleza. O encontro teve como objetivo planejar as agendas de lutas e ações estratégicas da CUT e entidades filiadas no ano em que a Central completa 40 anos e realiza o seu 15º Congresso Estadual.
O presidente da CUT Ceará, Wil Pereira, abriu o seminário relembrando que durante seus 40 anos de existência, a CUT sempre esteve diretamente ligada à reconquista da democracia, o fim à ditadura militar e à conquista de direitos históricos e fundamentais da classe trabalhadora.
“A CUT nasceu no começo dos anos 80 para recuperar a democracia, lutar contra a carestia e defender direitos trabalhistas. E se manteve assim durante 40 anos, forte e atuante, sobretudo neste período que tivemos que ampliar a luta para preservar a democracia e defender os direitos atacados pelos governos do golpista Michel Temer e do genocida Bolsonaro”, disse o dirigente.
Na mesma mesa, analisando a conjuntura econômica e política, Leidiano Farias, do Movimento Brasil Popular, enumerou as principais derrotas sofridas pela classe trabalhadora nos últimos 7 anos e destacou que medidas como o teto de gastos, ampla terceirização de serviços, e as reformas trabalhista e previdenciária tiveram como objetivo sucatear o Estado Brasileiro e enfraquecer a mobilização do movimento sindical e dos trabalhadores.
Leidiano lembrou que o momento agora é de reconstrução, com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e destacou que a importância do protagonismo da CUT na “recuperação dos direitos perdidos pela classe trabalhadora e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos e todas”.
40 anos da CUT
Em 28 de agosto a CUT completa o seu 40º aniversário, e por isso, a entidade planeja um ano repleto de atividade alusivas a data. Neste sentido, a secretaria de Comunicação apresentou aos dirigentes a identidade visual da campanha comemorativa dos 40 anos, e suas aplicações em camisas, bandeiras, brindes, materiais gráficos e redes sociais.
15º CECUT
Os dirigentes também começaram a discutir os preparativos do 15º Congresso Estadual da CUT Ceará (CECUT), que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de julho, em Fortaleza. O formato, local e número de delegados e delegadas será definido em breve pela comissão de organização, que é composta pelos diretores Wil Pereira, Lúcia Silveira, Emanuel Lima, Ana Cláudia Silva e Roberto Luque.
Segundo a secretária geral da CUT Ceará, Lúcia Silveira, neste momento de reconstrução, após anos de ofensivas contra os movimentos populares e criminalização das entidades sindicais, o CECUT também será uma oportunidade de debater a organização sindical, eleger a nova direção estadual e definir o plano de lutas e as estratégias para o período de 2023 a 2027.
Prazos
O secretário de administração, Emanuel Lima, e a secretária Lúcia Silveira reforçaram a importância do cumprimento dos prazos regimentais do Congresso, para garantir a presença do maior número possível de delegados e delegadas ao 15º CCECUT. Confira abaixo os principais prazos:
Até dia 6 de abril – Prazo final para negociação e regularização financeira das entidades filiadas
8 de maio a 18 de junho – Período de realização de Assembleias de Base para eleição de delegados e delegadas para o CECUT