Escrito por: Redação CUT

Direção Executiva da CUT-CE faz balanço de 2022 e começa planejamento do 15º CECUT

O encontro foi realizado na sede da Central, em Fortaleza, seguido de uma confraternização natalina entre dirigentes e funcionários

A direção executiva da Central Única dos Trabalhadores (CUT-CE) esteve reunida na manhã desta quinta-feira (15/12) para avaliar a atuação da entidade nas grandes lutas de 2022, analisar o resultado do processo eleitoral e discutir estratégias para 2023. O encontro foi realizado na sede da Central, em Fortaleza, seguido de uma confraternização natalina entre dirigentes e funcionários.

De acordo com o presidente da CUT Ceará, Wil Pereira, 2022 foi um ano repleto de mobilizações em defesa da democracia, manutenção de direitos trabalhistas e da reconstrução do país, e em especial o Nordeste, a partir de uma proposta de desenvolvimento sustentável com inclusão social e distribuição de renda. O dirigente relembrou que a temática foi tema de discussão no Fórum das CUTs no Nordeste, realizado no começo do mês em Recife (PE). Com representação das nove CUTs do NE, o encontro aprovou uma carta de reinvindicações que será entregue aos governadores do Consórcio Nordeste e abriu debate sobre ações e estratégias para o desenvolvimento econômico e social da região.

“A CUT Ceará levou ao Fórum uma delegação representativa, que deixou o encontro com uma esperança de que a gente possa avançar cada vez mais com as políticas públicas pra nossa região. Lula não vai resolver as coisas em cem dias, e é fundamental termos esse entendimento. Contudo, vamos ter quatro anos para fazer o contrário desse governo genocida que está deixando o poder. Estamos frente a um novo tempo, e o desejo é que os mais necessitados possam ser atendidos e que a classe trabalhadora de maneira geral, independente de ramo, possa ter suas pautas contempladas”, explanou Wil Pereira.

O secretário de administração da CUT-CE, Emanuel Lima, exaltou o papel do movimento sindical CUTista para a vitória do ex-presidente Lula (PT), e destacou a importância de mobilizar o povo para participar das caravanas que estão sendo organizadas pelos movimento sociais para participar da posse de Lula, no dia 1º de janeiro de 2023.

“Tivemos um papel fundamental no processo eleitoral que derrotou o fascismo e elegeu um governo democrático, trazendo esperança pra classe trabalhadora e para as nossas famílias.  Agora é o momento de manter a nossa mobilização e fazermos da posse de Lula uma grande festa da democracia e o ponto de partida de uma jornada de recuperação da dignidade do povo brasileiro”, finalizou Emanuel Lima.

Congresso e 40 anos da CUT

Wil Pereira também pontuou que em 2023 a CUT Ceará realiza o seu 15º Congresso Estadual, para debater a organização sindical e definir o plano de lutas e as estratégias para o período de 2023 a 2027. O dirigente também destacou que o Congresso será realizado no ano em que a CUT completa 40 anos, em um cenário de democracia sendo recuperada, com a pauta da classe trabalhadora sendo discutida e com a esperança que o Brasil possa ser o país que sempre foi pela referência na atuação sindical.