Dirigentes sindicais cearenses conquistam vagas em Câmaras e Prefeituras

Foram eleitos neste domingo, 6 de outubro, 17 vereadores. Um prefeito foi reeleito e um ex-dirigente da CUT disputará o segundo turno em Caucaia, segundo levantamento parcial da CUT-CE

Publicado: 07 Outubro, 2024 - 15h14

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Tarcísio Aquino

Os eleitores e eleitoras cearenses compareceram às urnas para escolher vereadores, vereadoras, prefeitos e prefeitas neste domingo, 6 de outubro. Com o apoio da CUT Ceará e entidades filiadas, diversos sindicalistas foram eleitos para o executivo e para o legislativo.

De acordo com levantamento parcial da CUT no estado, 17 sindicalistas conquistaram vagas nas Câmaras Municipais cearenses. O agricultor familiar e secretário de juventude da CUT-CE, Alan Robson Ricardo Alves, 38 anos, foi reeleito vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no município de Icó, localizado na Região Centro Sul do Ceará, com 1.408 votos.

“Essa vitória é resultado do compromisso do meu mandato com as pautas da classe trabalhadora. Não tenho dúvida que continuarei trabalhando e lutando por melhores oportunidades para a juventude e para os trabalhadores na Câmara de Vereadores”, finalizou Alan Robson.

Thainá DueteThainá Duete

Em Fortaleza, o ex-diretor estadual da CUT e do Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará, João Aglaylson Figueredo, 51 anos, foi eleito vereador pelo PT com 9.603 votos. Já em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, o também ex-dirigente da CUT-CE e do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis no Ceará (Sindtextil-CE), Waldemir Catanho (PT), vai disputar a eleição para a Prefeitura no segundo turno, contra o ex-prefeito Naumi Amorim (PSD).

O levantamento da CUT também aponta que o servidor público municipal Joerly Vitor, do Republicanos, 37 anos, foi reeleito prefeito de Aratuba, município distante 120 km de Fortaleza. Joerly recebeu 6.987 votos (65,07%), 3.237 a mais do que o segundo colocado, Furinga (PSB).

Para o presidente da CUT Ceará, Wil Pereira, a eleição de dirigentes sindicais representa uma grande conquista para a sociedade, que passará a contar com a defesa das pautas da classe trabalhadora no executivo e no legislativo.

“Esses companheiros e companheiras são pessoas comprometidas com as nossas lutas mais urgentes. Ninguém melhor do que eles para conhecer os anseios e as necessidades dos trabalhadores, pois estão acostumados a lutar por melhorias, e vão pautar nesses novos espaços temas sociais e trabalhistas” , afirmou o presidente da CUT-CE.

Veja abaixo a lista dos dirigentes sindicais e ex-sindicalistas eleitos em 2024:

Município

Partido

Cargo

Ailton Sampaio da Costa

Ipueiras

Professor

Alan Robson

Icó

Ciete do Sindicato

Várzea Alegre

Cleuton do Sindicato

Miraíma

PSD

Eduardo Honorato Paulo

Missão Velha

PDT

Heltinho do Sindicato

Canindé

Agricultor

Jarder Cedro Nascimento (Bibi)

Tamboril

João Aglaylson Figueredo

Fortaleza

Metalúrgico

Joerly Vitor

Aratuba

Republicanos

Prefeito

José Deusivan da Silva

Mauriti

Jose Ivan Araújo

Morrinhos

Agricultor

Lucimar Bernardo Fernandes (Nininha do sindicato)

Aurora

Professora

Maria Eunice Ribeiro de Lima (Nice do Sindicato)

Pedra Branca

Maria Evania Furtado

Mauriti

Servidora

Natalicia de Jesus Souza Brito

Jijoca de Jericoacoara

Professor Ariecilio

Guaraciaba do Norte

Professor Ednaldo

Itaitinga

Severina Berto da Silva

Baixio

Republicanos

*Waldemir Catanho

Caucaia

Prefeito

Jornalista e têxtil

*Waldemir Catanho disputará o segundo-turno em 27 de outubro de 2024.