Escola Nordeste promove 1º modulo do curso de Formação de Formadores em Fortaleza

O encontro reúne até sábado (28/5) dirigentes sindicais do Ceará, Piauí e Maranhão

Publicado: 26 Maio, 2022 - 15h16

Escrito por: Redação CUT

Mais de 20 dirigentes sindicais do Ceará, Piauí e Maranhão participam do 1º módulo do Curso de Formação de Formadores Inicial da CUT, que iniciou nesta quinta-feira (26/5) e segue até sábado na sede da CUT Ceará, em Fortaleza. Com o tema “Concepção de educação na vida, no trabalho e no movimento sindical”, o curso está sendo ofertado pela Escola Sindical da CUT no Nordeste Marise Paiva de Morais.

De acordo com a secretária de formação da CUT Ceará, Enedina Soares, o 1º módulo tem como objetivo “promover aos dirigentes uma dinâmica que possibilite a apropriação da fundamentação teórica e metodológica da formação CUTista, orientada pela concepção de educação integral à luz da Política Nacional de Formação e pela estratégia da CUT.”

Além disso, o Programa de Formação de Formadores e Formadoras Inicial da CUT, que é dividido em outros 5 módulos, tem também como estratégia ampliar e qualificar a formação de líderes sindicais que possam atuar como multiplicadores de formação em diferentes espaços CUTistas, de modo a expandir a formação de base, é o que afirma o coordenador pedagógico da Escola Sindical da CUT no Nordeste, Josivaldo Pereira, ao também destacar que “a formação é fundamental para a sobrevivência do movimento sindical e para reconstrução social”.

“A formação é uma das secretarias mais importantes, tendo em vista o momento político que estamos vivendo, devemos ser multiplicadores das formações. Nós precisamos mobilizar as nossas bases para reconstruir a nossa sociedade”, pontuou a secretária geral da CUT Ceará, Lúcia Silveira, ao refletir sobre o papel do Fórum das CUTs no Nordeste no processo formativo da Central.

Para o presidente da CUT Ceará, Wil Pereira, “é de extrema importância elaborar políticas de formações sindicais que abranjam as pauta populares e sociais da classe trabalhadora, que possam fortalecer a sociedade através dos movimento sindicais e sociais”, neste sentido, o dirigente também destacou a relevância da criação dos comitês populares de luta e das brigadas digitais como sendo ferramentas de mobilização, reconstrução e formação dos trabalhadores e trabalhadoras.

“O trabalho realizado pela CUT Ceará na formação de Comitês de Luta Popular e das Brigadas Digitais é essencial para dialogar com a sociedade brasileira, tendo em vista a realidade difícil que estamos atravessando e que requer mais momentos de formação para reestruturação do nosso país”, afirmou Wil Pereira.

Presenças

Também participaram da abertura do encontro o secretário de administração, Emanuel Lima; a secretária de comunicação, Jizolda Evangelista; a secretária executiva, Osmarina Modesto e a secretária de relações do trabalho, Ana Cláudia.