MENU

Escola Nordeste promove 4º modulo do curso de Formação de Formadores em Fortaleza

O encontro reúne até sábado (15/4) dirigentes sindicais do Ceará, Piauí e Maranhão

Publicado: 13 Abril, 2023 - 12h27

Escrito por: Redação CUT

notice

Mais de 30 dirigentes sindicais do Ceará, Piauí e Maranhão participam do 4º módulo do Curso de Formação de Formadores Inicial da Política Nacional de Formação da CUT, que iniciou nesta quinta-feira (13/4) e segue até sábado na sede da CUT Ceará, em Fortaleza. Com o tema “classe, gênero, raça e sexualidade na formação da classe trabalhadora brasileira”, o curso está sendo ministrado pela Escola Sindical da CUT no Nordeste Marise Paiva de Morais.

Conduzida pelos educadores da Escola Nordeste, Arthur Nobrega e Varlindo Nascimento, e pela coordenadora pedagógica da Escola NE e secretária geral da CUT-CE, Lúcia Silveira, a atividade de formação começou com uma mística de apresentação individual e das lutas que cada uma das entidades sindicais têm empreendido na defesa dos direitos da classe trabalhadora no último período.

Presente na mesa de abertura do encontro, o presidente da CUT Ceará, Wil Pereira, destacou que a classe trabalhadora tem uma nova perspectiva no país, com a chegada de um governo que apresenta uma nova oportunidade para a classe trabalhadora, de ir em busca da reconstrução do país à partir de sua agenda. “O governo Lula traz a esperança da possibilidade de reconstrução do país, com geração de emprego, distribuição de renda e justiça social. Para tanto, assim como ele mesmo pediu em reunião com o movimento sindical recentemente, precisamos continuar mobilizados nas ruas, para garantir o cumprimento das nossas pautas mais urgentes, como a valorização do salário mínimo e a revogação das reformas antipovo”, finalizou o dirigente.

Formar dirigentes militantes para realizar a Formação de base

O Programa de Formação de Formadores e Formadoras Inicial (FFI) da CUT, que é dividido em 6 módulos, tem como estratégia ampliar e qualificar a formação de líderes sindicais que possam atuar como multiplicadores de formação em diferentes espaços CUTistas, de modo a expandir a formação de base, é o que afirma a coordenadora pedagógica da Escola Sindical da CUT no Nordeste, Lúcia Silveira, ao também destacar que “objetivo do FFI é trabalhar a educação popular juntamente com o movimento sindical, de modo à contemplar todas as bases”.

Lúcia Silveira afirma ainda que o programa FFI promove um processo permanente de formação para educadores das Escolas Sindicais e assessorias, como condição na garantia da unidade e identidade da Política Nacional de Formação da CUT, bem como para o aprimoramento das abordagens temáticas dos diferentes percursos formativos.

Presenças

Também participaram da abertura do encontro o secretário de administração, Emanuel Lima; a secretária de comunicação, Jizolda Evangelista; o secretário de juventude, Fernando Ventura, e a secretária de relações do trabalho, Ana Cláudia.