Escrito por: Redação CUT
O ato político e cultural está previsto para iniciar às 9h, com concentração ao lado do Terminal da Lagoa, na Parangaba. Também haverá manifestações em Caririraçu, Barbalha e Juazeiro do Norte
No dia 7 de setembro de 2022, o Grito dos Excluídos e das Excluídas vai novamente às ruas do Brasil para perguntar: "Independência para quem?". Em Fortaleza, um ato político e cultural está previsto para iniciar às 9h, com concentração ao lado do Terminal da Lagoa, na Parangaba.
Desde 1995, movimentos populares, grupos da sociedade civil e ordens religiosas se unem no dia 7 de setembro contra as mais variadas formas de exclusão. Em 2022, ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil, a ação coletiva tem como objetivo denunciar injustiças na construção da soberania nacional e negligências do governo Bolsonaro.
Solidariedade
As entidades que estão na organização do Grito também estão promovendo a partilha e a solidariedade, por meio de uma campanha de doação de alimentos não perecíveis. Elas pedem para que cada participante possa levar 1kg de alimento no dia do ato. O montante arrecadado será doado para famílias acompanhadas pelas pastorais sociais.
Interior
No Cariri a programação iniciou no dia 25 de agosto, em Barbalha, com palestras na Paróquia São Vicente de Paulo, passou por atividades em Caririaçu, no último sábado (03) e finaliza nesta quarta-feira (07) com celebrações às 8h no Crato e às 16h em Juazeiro do Norte. Em Morada Nova atividade será às 6h no Espaço Social Santa Terezinha, e em Tianguá, a celebração ecumênica será trasmitida pelas redes sociais a partir das 20h. Já em Iguatu, o ato em alusão ao Grito dos Excluídos será realizado no próximo sábado (10) na Praça dos Redentoristas, com concentração a partir das 7h.
Saiba mais
28º Grito dos Excluídos e Excluídas
7 de setembro, às 9h
Ao lado do Terminal da Lagoa, na Parangaba, em Fortaleza
7 de setembro no interior
Crato - Concentração na Praça São Vicente, no Santuário Eucarístico, às 8h
Morada Nova - Concentração no Espaço Social Santa Terezinha, às 6h
Juazeiro do Norte - Celebração ecumênica na Praça Monsenhor Joveniano Barreto, em frente à Igreja dos Franciscanos, às 16h
Tianguá - Evento online às 20h
10 de setembro
Iguatu - Concentração na Praça dos Redentoristas, Igreja do Prado, às 7h