Fortaleza: L20 debate proteção social universal e impactos da transformação digital

O Labor 20 (L20) promoverá nos dias 23 e 24 de julho, no Centro de Eventos do Ceará, diálogo e ação para enfrentar desigualdades e crises que afetam trabalhadores ao redor do mundo

Publicado: 22 Julho, 2024 - 11h55

Os caminhos do mundo do trabalho e emprego serão o centro das atenções do planeta entre os dias 23 e 26 de julho, em Fortaleza (CE). A cidade receberá delegações internacionais de sindicalistas para reuniões do Grupo de Engajamento Labour 20 (L20) do G20 Social e técnicos e ministros do Trabalho e Emprego para a quinta e última etapa do Grupo de Trabalho sobre o Emprego do G20 Brasil. Os encontros serão realizados no Centro de Feiras e Eventos do Ceará.

Sob o lema “Um mundo justo e um planeta sustentável por meio de um novo contrato social”, o L20 abrirá agenda do G20 na capital cearense, com reuniões que iniciam nesta terça-feira (23) e seguem até quarta (24), na véspera do GT de Emprego.

De acordo com a presidenta interina da CUT Ceará, Lúcia Silveira, o evento vai debater as políticas laborais e estratégias para enfrentar desafios como automação, mudanças climáticas e inclusão social. Os participantes devem apontar no encontro a necessidade de um “Novo Contrato Social”, baseado em diálogo institucionalizado e multilateralismo renovado, que inclua empregos decentes, leve em consideração as mudanças do clima do planeta, com uma transição justa, salários mínimos dignos, proteção social universal, igualdade e inclusão.

“O L20 tem como prioridade debater a reforma das instituições de governança global, inclusão social e combate à fome e à pobreza e o desenvolvimento sustentável e transições energéticas. Essas diretrizes estão alinhadas com as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o mundo por um novo contrato social, que garanta empregos de qualidade, salários justos e melhores condições de trabalho. Tudo que será debatido nestes dois dias, sob o viés da classe trabalhadora será enviado para a Cúpula do G20, para que virem ações concretas em todos os países que fazem parte”, destacou a dirigente sindical.

Sobre o L20

Desde o início da crise financeira em 2008, o L20 tem intervindo nos processos intergovernamentais do G20 para garantir um diálogo inclusivo e construtivo sobre “Emprego e Crescimento”, como um dos grupos de consulta oficiais, ao lado do grupo empresarial (Business 20), o da sociedade civil (Civil 20) e o dos jovens (Juventude 20).

O L20 representa os interesses dos trabalhadores ao nível do G20. Reúne representantes dos sindicatos dos países do G20 e das Federações Sindicais Internacionais, sendo coordenado pela Confederação Sindical Internacional (CSI) e pelo Comitê Consultivo Sindical (TUAC-CSC) da OCDE

O L20 transmite mensagens-chave do movimento sindical internacional nas consultas do Grupo de Trabalho sobre Emprego, nas reuniões dos Sherpas, dos ministros do Trabalho e das Finanças, e nas cúpulas do G20. Os membros do L20 formulam as suas mensagens principais através de um amplo processo de consulta e confirmam os seus objetivos políticos durante a Cúpula do L20, por ocasião de cada presidência do G20.

As prioridades do L20 durante a presidência brasileira do G20 são as seguintes:

• Colocar a transição justa no centro da agenda com sentido de emergência;
  • Reverter a tendência de desigualdade de rendimentos, eliminando práticas anti-sindicais e apoiando ativamente a negociação coletiva e os aumentos salariais;
  • Implementação da Agenda para o Trabalho Digno;
  • Destacar o papel dos serviços públicos na concretização dos direitos humanos, na consecução dos objetivos macroeconômicos e sociais na redução das desigualdades;
  • Promover a reforma da arquitetura financeira global para retificar as injustiças entre ricos e pobres e entre países desenvolvidos e em desenvolvimento e ;
  • Avançar para a proteção social universal através do apoio político e financeiro ativo ao Acelerador Global de Emprego e Proteção Social das Nações Unidas para Transições Justas e da criação de um Fundo Global para a Proteção Social ou mecanismos de financiamento de solidariedade semelhantes.

Reunião do GT de Emprego

O encontro inicia com uma reunião técnica nos dois primeiros dias (23 e 24), quando será discutido o texto da declaração dos ministros do Trabalho. Nos dias 25 e 26 acontece a reunião dos ministros do trabalho, que é o coroamento político dos trabalhos do GT. A declaração se somará aos documentos similares dos outros GTs na cúpula de chefes de estados, entre os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, quando acaba a vigência da presidência do Brasil no G20.

As discussões do GT sobre Emprego têm quatro eixos prioritários: Criação de empregos de qualidade e promoção do trabalho decente para garantir a inclusão social e eliminar a pobreza; Promoção de uma transição justa no processo de transformações digitais e energéticas; Uso de tecnologias como caminho para a melhoria da qualidade de vida de todos e Igualdade de gênero e promoção da diversidade no mundo do trabalho.

O GT será coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil e contará com a participação de representantes dos trabalhadores, empresários, poder público e organismos multilaterais como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), entre outras. Além da União Europeia e da União Africana, integram o G20: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, EUA, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia. Juntos, esses países representam cerca de 80% do produto mundial bruto, 75% do comércio internacional, dois terços da população global e 60% da área terrestre do mundo.

Por dentro das reuniões dos Ministros

No dia 25 de julho, serão debatidos a criação de empregos de qualidade e a promoção do trabalho decente, para garantir a inclusão social e eliminar a pobreza e a fome e a intervenção de Chefes de delegação na criação de empregos de qualidade e na promoção do trabalho decente, para garantir a inclusão social e eliminar a pobreza e a fome. Além disso, ocorrerá o Fórum de Lideranças em Transição Justa.

Já no dia 26, ocorrerá discussões sobre igualdade de gênero e promoção da diversidade no mundo do trabalho, intervenção de Chefes de delegação sobre igualdade de gênero e promoção da diversidade no mundo do trabalho, o uso de tecnologias como um meio de melhorar a qualidade de vida de todos, intervenção do HoD sobre tecnologias como um meio de melhorar a qualidade de vida de todos e a Adoção da Declaração de Ministros.

Os países que compõem o G20 são: Argentina, Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos, União Europeia (representada pela Comissão Europeia e pelo Banco Central Europeu). Além desses, a União Africana se juntou ao G20 como seu 21º membro.

Serviço:

L20 e Reunião do Grupo de Trabalho sobre Emprego

Data: 23 a 26 de julho de 2024

Local: Centro de Eventos do Ceará

Av. Washington Soares, 1.141 - Entrada "A"

Fortaleza (CE)

Com informações do G20 e do Ministério do Trabalho e Emprego