Fórum da CUT’s do Nordeste entrega carta aos nove governadores da região

Publicado: 22 Agosto, 2019 - 17h17

Escrito por: Redação CUT

Socorro Silva - CUT-PI
Governador da Bahia, Rui Costa (PT), recebe a carta das mãos do presidente da CUT-PI, Paulo Bezerra

O Fórum das CUT’s no Nordeste, representado pelo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Estado do Piauí, Paulo Bezerra, entregou a “Carta aos Governadores”, nesta quarta-feira (21/8), durante encontro do Consórcio dos Governadores do Nordeste, realizado em Teresina, no Piauí.

O documento apresenta aos nove governadores da região, uma análise sobre as potencialidades econômicas de cada estado e propõe políticas públicas para enfrentar as principais dificuldades enfrentadas pela população nordestina na ótica da classe trabalhadora. Segundo a coordenadora da Escola de Formação da CUT no Nordeste, Lúcia Silveira, a carta é resultado das contribuições das CUTs nos estados e visa ampliar o diálogo dos trabalhadores com os governadores. “A carta é o primeiro passo para o diálogo junto aos governadores. Sabemos que temos dificuldade para chegar a eles, mas esse é o caminho para que a gente possa apresentar demandas e debater sobre as especificidades de cada estado.”

Investimentos

Oficializado em julho, na Bahia, o Consórcio de governadores do Nordeste reúne os nove governadores da região e tem como objetivo fomentar ações conjuntas nas áreas de educação, economia, turismo, meio ambiente, segurança, energia, saúde e recursos hídricos, dentre outras. A presidência do Consórcio Nordeste é rotativa, um ano com cada governador da região. O atual presidente é o governador da Bahia, Rui Costa (PT) que anunciou, na reunião desta quarta, em Teresina, que o Consórcio vai elaborar um projeto com interesses da região e de cada estado para ser apresentado a investidores estrangeiros. Os nove gestores vão visitar Alemanha, Espanha, Itália e França, em novembro.

Fórum das CUTs

O Fórum das CUT’s do Nordeste é resultado da articulação da Escola de Formação da CUT no Nordeste - Marise Paiva de Morais com as CUT’s Estaduais da região. O objetivo desse colegiado é impulsionar na formação CUTista o debate regional do Nordeste, na perspectiva da implantação de políticas públicas nas áreas da saúde, educação, serviço social, segurança e infraestrutura voltadas ao desenvolvimento da região, de forma que se tenha ampliação de políticas sociais, políticas de proteção ao emprego e melhor distribuição de renda. O último encontro do Fórum foi realizado nos dias 2 e 3 de agosto, na sede da CUT Ceará, em Fortaleza, no Ceará, e apresentou como encaminhamento a “Carta aos Governadores”.

Leia a carta na íntegra:

Carta ao Consórcio de governadores do Nordeste

A construção do Fórum das CUT´s, cumpre um papel estratégico aorealizar um processo contínuo de diálogo e troca de experiências que visam garantir a integraçãoregional com foco nos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora.

A região Nordeste possui singularidade social, política e imagética. Desde o século XIX, o Nordeste vem sendo inventado, produzido na literatura, nos relatórios de Estado, nos discursos de grandes lideranças messiânicas, políticas e sociais. Hoje, pensar o Nordeste, mais do que nunca, é pensar a integralidade e articulação de seus Estados e municípios.

Uma região de contrastes e contradições, viscerais, de secas e cercas, progressista e conservadora, laica e religiosa, enfim, pujante naquilo que pode ser e, ainda não é, substantiva na sua determinação cultural, social e histórica, sedenta de liberdade, pronta para promover rupturas e avançar de fato na potência de ser aquilo que é Simplesmente, Nordeste.

O Fórum das CUT´s no Nordeste, compreende o papel estratégico da região na construção do seu projeto político, popular e democrático, em que a CUT se insere no debate sobre o desenvolvimento da região, apresentando sua Plataforma da Classe Trabalhadora para os Estados e Municípios do Nordeste do Brasil, obra coletiva concebida pelas nove CUTs estaduais e coordenada pela no âmbito regional da CUT a  Escola de Formação Sindical.

Compreende que deve assumir o protagonismo no debate dos grandes temas, dentre os quais destaque-se a agenda do desenvolvimento sustentável. É preciso avançar nas conquistas, definir os eixos primordiais de um novo ciclo de mudanças que precisa ser efetivado na nossa região, Estados e municípios.

O desenvolvimento sustentável como horizonte articulador de avanços em temas como o direito à educação de qualidade socialmente referenciada, o fortalecimento da agricultura familiar, além da promoção do trabalho decente articulada a valorização do serviço público, compõem o rol dos temas que fomentam as propostas inerentes  ao Fórum.

Compreendemos que precisamos exercer fortemente nosso projeto histórico que compõe o sindicalismo cutista, integrando o movimento sindical e as diversas lutas e organizações sociais. Formar consciência crítica, exercer a cidadania ativa e caminhar para uma nova sociedade, justa e igualitária disputando os rumos do Nordeste, nos Estados e municípios, como seu papel no projeto de nação que estamos vivendo.

Diante dos desmandos do governo federal e seu evidente descompromisso com a redução das desigualdades regionais e inclusão social, principalmente  com a região Nordeste, compreendemos que a iniciativa do Consórcio dos Governadores, visa fortalecer nossa região, com destaque para a proposição de um modelo de desenvolvimento que responda as demandas históricas de nosso povo.

A criação deste consórcio visa principalmente a viabilidade e qualidade das políticas públicas nas áreas da saúde, educação, serviço social, segurança e infraestrutura.

O Fórum das CUT´s, através de suas representações nesses 9 estados da região assim como as centenas de entidades sindicais filiadas (da cidade e do campo, dos setores público e privado) apoiam a iniciativa e propõem que o referido consórcio possua na referência social através de mecanismos de participação social e popular, uma agenda que efetive a promoção do emprego e da renda, garantia de direitos e respeito aos direitos humanos.

Neste sentidoconsideramos salutar a proposiçãodo Conselho Consultivo, proposto no protocolo de intenções que institui o Consórcio Interestadual do Nordeste.

Consideramos que o referido conselho deve consolidar de forma democrática suacomposição através dos diversos segmentos dos movimentos sociais, populares e de moradores; dos trabalhadores e suas entidades sindicais; o setor empresarial e suas entidades classistas; as entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa; e as organizaçõesnãogovernamentais.

Consideramos que o conselho deve possuir caráter consultivo e deliberativo para orientar todo o ciclo do planejamento das ações e políticas estabelecidas pelo Consórcio, considerando seu orçamento, concepção das políticas públicas, prioridades de investimentos e parcerias nacionais e internacionais, tendo como principal objetivo um projeto regional de desenvolvimento inclusivo que responda aos principais desafios socioeconômicos da nossa região.

Fortaleza (CE) 3 de Agosto de 2019

*Com informações da CUT Piauí, da Escola de Formação da CUT no Nordeste e do Governo do Estado do Piauí