Luta e negociação do Sindicato APEOC garantem efetivação de conquistas para categoria do Estado

Publicado: 09 Outubro, 2017 - 16h04

Escrito por: Sindicato Apeoc/Assessoria de Comunicação

(Foto: Sindicato Apeoc/Divulga(Foto: Sindicato Apeoc/Divulga

Na semana em que se festeja o Dia do Professor, o Sindicato APEOC comemora a conquista de várias pautas de interesse de todos os profissionais da Educação. Em solenidade na manhã desta segunda-feira (9/10), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o governador Camilo Santana atendeu as reivindicações do Sindicato e anunciou medidas que reconhecem e valorizam a categoria. O presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, representou os servidores no evento, acompanhado do secretário-geral, Helano Maia; do secretário de Assuntos para Aposentados, Juscelino Linhares; e demais dirigentes da entidade. A CUT-CE foi representada pelo secretário de Administração e Finanças, professor Helder Nogueira.

Pautas atendidas

1. Estabilidade de 2.450 profissionais da Educação, admitidos no último concurso da Secretaria da Educação do Estado. O governador garantiu ainda que, até o final do mês de outubro, todos os professores terão a estabilidade assinada;
  2. Publicação e pagamento das Promoções sem Titulação de 2016, beneficiando 4.039 professores da rede estadual;
  3. Pagamento das gratificações de desempenho aos profissionais das Escolas Profissionais, num total de 2.889 servidores atendidos, com um investimento de R$ 3.931.155,58.
  4. Autorização para início dos estudos que vão subsidiar um novo Concurso Público para contratação de professores no Estado;
  5. Assinatura e envio à Assembleia Legislativa de projeto de lei criando Prêmio Foco na Aprendizagem, que vai contemplar todo quadro funcional de até 50 escolas de ensino médio, de todas as categorias, por ano;
  6. O Governo do Ceará liberou mais R$ 20 milhões para reforma de escolas públicas em todo o Estado.

Fala, Presidente

O presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, comemorou as medidas anunciadas e reforçou a importância da mobilização e luta dos trabalhadores em Educação em torno das pautas de interesse da categoria. Além disso, o dirigente ressaltou a importância do Ceará ser protagonista da luta nacional em defesa do Novo Fundeb, condição para que essas conquistas sejam sustentáveis financeiramente.

A direção do Sindicato APEOC já fez contato com o secretário da Educação, Idilvan Alencar, para garantir uma audiência da Mesa de Negociação Permanente para este mês ainda. Na ocasião, outros assuntos pendentes vão ser tratados, como o calendário da eleição para diretores escolares; a ampliação definitiva de carga horária para os ingressos anteriores a dezembro de 2013, entre outras pautas.