Escrito por: Renan Matos
A CUT será conduzida pelo metalúrgico Wil Pereira, reeleito presidente durante o 15º Congresso Estadual da CUT, realizado em julho de 2023
A Direção que ficará à frente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-CE) até 2027 tomou posse na noite deste sábado (18/11), no Clube da Caixa, em Fortaleza (CE). A cerimônia foi prestigiada por cerca de 150 pessoas, entre dirigentes sindicais, dirigentes partidários, parlamentares e representantes dos movimentos sociais e do movimento estudantil. A solenidade também contou com a presença do secretário de Estado do Trabalho, Valdyson Viana, que representou o governador do Ceará, Elmano de Freitas. A nova gestão será conduzida pelo metalúrgico Wil Pereira, reeleito presidente durante o 15º Congresso Estadual da CUT (CECUT), realizado em julho.
Ao ser empossado, Wil Pereira fez um breve balanço do seu segundo mandato, destacando que a CUT Ceará realizou e/ou participou de mais de 720 atividades distribuídas em todas as regiões do estado, durante o período que foi marcado por diversas lutas, um governo de extrema-direita, e uma pandemia. O dirigente também agradeceu a presença dos convidados que participaram da solenidade.
“Durante o último mandato batalhamos nas ruas pelo enfrentamento à fome, o desemprego e a carestia, agravados pela pandemia e pelo bolsonarismo. Além disso, conquistamos a oportunidade de lutar pela redemocratização do Brasil, e pela reconstrução do nosso país, que precisa seguir um caminho que garanta justiça social e igualdade para todos.” Ainda de acordo com o presidente, “a nova gestão eleita para a direção da Central pretende liderar as batalhas pela recuperação dos direitos perdidos nos últimos anos e pela revogação das reformas antipovo impostas à classe trabalhadora”, concluiu Wil Pereira.
A cerimónia festiva contou também com a participação da ex-presidenta da CUT-CE, Joana Almeida, que ficou à frente da entidade entre os anos de 2012 a 2015. “É com muita alegria que esta noite estamos aqui para celebrar os 40 anos da nossa Central Sindical e a posse da nova diretoria, uma diretoria que tem um papel importante que é continuar defendendo o legado da da entidade, um patrimônio da classe trabalhadora, que lutou pela ampliação e valorização da dos seus direitos”, disse a ex-dirigente.
Segundo o secretário do trabalho do Ceará, Vladyson Viana, “é com muita alegria que celebramos a posse da nova diretoria da CUT-CE, dessa nova gestão, um instrumento de luta popular tão importante e que foi decisivo na resistência pós golpe”, destaca o secretário ao falar da importância do papel exercido pela Central na mobilização popular para a implementação de políticas públicas.
O encontro também contou a presença dos ramos e federações CUTistas. Para Raimundo Martins, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAECE), “hoje é dia de parabenizar a nova direção da CUT Ceará, pelo seu poder de representatividade da classe trabalhadora, e principalmente no que se refere a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras em defesa dos direitos trabalhistas, garantido que o trabalhador seja cada vez mais seja valorizado”, destaca o presidente.
De acordo com a presidenta da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), Socorro Pires, “a nova diretoria eleita apresenta uma composição muito diversa, muito representativa, de todos os ramos sindicais. Acreditamos que será um momento de muita construção coletiva e de muitas vitórias, sobretudo pela reconstrução dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras”, finaliza Socorro Pires.
Representando o ramo do comércio e serviço, o presidente da Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace), Francimar Silva destacou que, “a celebração dos 40 anos da CUT, marca o poder de representação popular que a Central desenvolveu ao longo da história, principalmente no que diz respeito a revogação das reformas antipovo e conquistas de direitos assistenciais para o trabalhador brasileiro, desejamos que essa nova gestão aguerrida dê continuidade às lutas e mobilizações travadas pela CUT historicamente, juntamente com as federações e entidades sindicais que fazem parte da Central”, ressalta Francimar Sousa.
Além da presença de dirigentes sindicais e de movimentos sociais e populares, a cerimônia registrou a participação do deputado estadual, Missias do MST (PT), do secretário executivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), e também dirigente estadual da CUT-CE, Hélder Nogueira, e da secretária de organização e política sindical da CUT Brasil, Graça Costa.
“Quero hoje parabenizar a nova direção CUT Ceará, pela sua importância para dos trabalhadores que tem hoje graças a sua luta, representatividade principalmente no que se refere a implementação de políticas públicas e ampliação, sobretudo melhoria dos direitos trabalhistas e das condições de vida, garantido a valorização de trabalhadores”, pontuou o deputado estadual Missias do MST.
Já, para Hélder Nogueira, “é um momento muito importante para a classe trabalhadora, em que a CUT-CE é protagonista na luta pelos direitos das categorias trabalhistas”, ressalta o secretário sobre o poder de representação trabalhista da CUT para o processo de organização e mobilização para o fortalecimento da classe trabalhadora.
Por fim, Graça Costa, destacou que, “a nova direção eleita durante a realização do 15º Congresso Estadual assume o compromisso da luta em conjunto com classe trabalhadora em prol de conquistas e manutenção de seus direitos, por uma qualidade de vida mais digna e igualitária”, finalizou a secretária da CUT Brasil, Graça Costa.
Parcerias
Em nome dos movimentos sociais presentes, Rogério Babau, representante do Movimento Brasil Popular, agradeceu a cooperação com a Central estadual. “Nós do movimento Brasil Popular que também fazemos parte dessa jornada, felicitamos a CUT pelos seus 40 anos, e que essa nova diretoria dê prosseguimento à luta pela resistência em Fortaleza, em defesa do trabalho e da justiça social.”, disse Rogério Babau.
Em nome da parceria com as outras centrais sindicais que atuam no Ceará, Iran Vieira, dirigente do Sindicato dos Petroleiros do Ceará/Piauí (Sindipetro CE/PI) falou em nome da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) . “É com muita satisfação que nós fazemos parte dessa trajetória em prol da luta trabalhista, reafirmamos o apoio à CUT", destacou Iran Vieira.
Sobre a CUT-CE
Com 40 anos de história, a CUT-CE é uma organização sindical brasileira de massas, de caráter classista, autônomo e democrático, cujo compromisso é a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora. No Brasil, a CUT-CE está entre as cinco maiores CUT estaduais, com 701.995 trabalhadores, distribuídos em mais de 320 sindicatos. Nacionalmente, a CUT está presente em todos os ramos de atividade econômica e já se consolidou como a maior central sindical do Brasil e da América Latina, além de ser a 5ª maior do mundo. Ao todo, são 3.806 entidades filiadas, quase 8 milhões de trabalhadoras e trabalhadores associados e 24 milhões de trabalhadores e trabalhadoras na base.
Nova direção
A nova Direção Executiva foi aclamada por 404 delegados e delegadas durante o 15º Congresso Estadual da CUT-CE (CECUT), realizado no Centro Universitário 7 de Setembro (Uni 7), em julho.
Conheça os novos dirigentes da CUT-CE
Presidente: Francisco Wil e Silva Pereira
Vice-Presidente: José Cândido da Silva Filho
Secretária-Geral: Ana Lúcia de Miranda
Secretário de Administração e Finanças: Emanuel Alves Lima
Secretária de Comunicação: Maria Silvania Pires de Morais
Secretária de Formação Sindical: Nadja Carneiro de Souza
Secretário de Organização e Política Sindical: Roberto Luque de Sousa
Secretária da Mulher Trabalhadora: Ana Cláudia Silva de Souza
Secretário de Relações do Trabalho: José Aureo de Oliveira Junior
Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos: Celiane David Brito
Secretário da Juventude: Alan Robson Ricardo Alves
Secretária de Combate ao Racismo: Maria Edivânia da Silva Costa
Secretária de Saúde do Trabalhador: Carmem Sílvia Ferreira Santiago
Secretário de Meio Ambiente: Claudemir Brito da Silva
Secretário de Assuntos Jurídicos: Francisco Tarcisio Sales
Secretária de Cultura: Gardênia Pereira Baima
Secretário de Mobilização e Relações com Movimentos Sociais: Hernesto Luz Cavalcante
Secretária Executiva: Maria de Fátima Uchôa
Diretores e Diretoras Estaduais:
Francisca Leda de Sousa Silva
Julio Vitorino Nascimento Holanda
Maria Janielle Azevedo Xavier Silva
Cesariano Rodrigues Fernandes
Antonia Luciene Ferreira da Silva
Antonio Fernandes Freitas
Jocilene Matos Maia
Lucia Maria Silveira de Queiroz
Renata Nogueira da Silva
Francisco Gomes Sobrinho
Maria Geiliane Holanda Mendonça
Katia Rogeria Rodrigues dos Santos
Henrique Rebouças de Lima
José Iltemar Martins
Jose Valmir Braz
Francisca Helenice Pereira
Geraldo Alves de Sales
Luiz de Souza Filho