Nota: CUT Ceará defende o Consórcio Nordeste e repudia declarações de Zema

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) fez declarações consideradas xenófobas e separatistas, ao comentar sobre o protagonismo do Consórcio Nordeste e a criação de uma aliança entre os estados do Sul

Publicado: 07 Agosto, 2023 - 16h03

A Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE) vem a público em nome de suas mais de 320 entidades filiadas para repudiar a recente declaração do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo neste sábado (5/8), em que de forma preocupante defende a formação de uma aliança Sul-Sudeste em resposta à articulação dos governadores dos nove estados nordestinos, que hoje se organizam pelo Consórcio Nordeste.

Zema declarou que o Brasil funciona como um "produtor rural que começa só a dar um tratamento bom para as vaquinhas que produzem pouco e deixa de lado as que estão produzindo muito", ao se referir aos estados nordestinos e comentar a formação da aliança entre os estados do Sul e do Sudeste.

Essas afirmações de Zema, no mínimo podem ser consideradas xenófobas e racistas, e indicam um movimento de tensionamento com os estados do Norte e Nordeste, regiões essas que foram deixadas de lado pelos projetos nacionais de desenvolvimento ao longo de décadas.

De tal modo como respondeu em nota o Consórcio Nordeste, “o colegiado nordestino, assim como o da Amazônia Legal, valendo-se da profunda identidade regional, cultural e histórica, foram criados com o objetivo de fortalecer essas regiões, unindo os estados em torno da cooperação e compartilhamento de melhores práticas e soluções de problemas comuns, buscando contribuir com o desenvolvimento sustentável e a mitigação de nossas desigualdades regionais”. Ou seja, os dois colegiados não pregam o separatismo, muito pelo contrário, fortalecem as duas regiões no processo de alavancamento do crescimento econômico do país, além de contribuir com a redução das desigualdades regionais, econômicas e sociais.

É imperativo reforçar que o consórcio dos estados em nível regional tem como principal objetivo compensar as desigualdades históricas de oportunidades de desenvolvimento. Isso favorece como dito acima, a redução das desigualdades, a geração de emprego e renda, a melhoria da infraestrutura, dentre outras conquistas importantes para o povo nordestino.

Sendo assim, ao sugerir uma “guerra” entre regiões, o governador de Minas Gerais demonstra sua falta de compreensão histórica sobre as desigualdades regionais, sobretudo em um país de proporções continentais, como o Brasil, e reforça esse entendimento ao também recomendar a manutenção de políticas que contribuíram e contribuem para o aumento da disparidade econômica e social entre as regiões.

Portanto, nesse contexto, solicitamos ao governador Zema que se retrate publicamente com o povo nordestino e todos os governadores e governadoras que nos representam no Consórcio Nordeste, e apresente uma proposta de consórcio entre os estados do Sul e do Sudeste que consolide um novo pacto federativo, fortalecendo o combate às desigualdades e o respeito as diversidades culturais e territoriais. Só assim poderemos caminhar unidos em defesa de um país cada mais justo e democrático para todas e todos.

Direção Executiva da CUT Ceará

Fortaleza(CE), 7 de agosto de 2023