Escrito por: Redação CUT
CUT se manifesta sobre a notícia da grave denúncia de prática de violência contra a mulher por parte do vereador de Fortaleza, Ronivaldo Maia, ocorrida na tarde desta segunda-feira (29/11)
A Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE) recebeu com indignação e tristeza a notícia da grave denúncia de prática de violência contra a mulher por parte do vereador de Fortaleza, Ronivaldo Maia, ocorrida na tarde desta segunda-feira (29/11). O ato ocorreu justamente enquanto a CUT, demais centrais sindicais e movimentos sociais estão promovendo atividades em referência aos 21 dias de ativismo pelo fim das violências de gênero.
É papel da CUT Ceará repudiar qualquer forma de discriminação e violência contra as mulheres, e neste caso não será diferente. A violência contra a mulher é uma violação de direitos humanos e liberdades fundamentais e precisa ser denunciada por toda a sociedade. Por isso, ao mesmo tempo em que acolhemos e prestamos solidariedade à vítima, exigimos que a denúncia contra o vereador seja imediatamente apurada, de forma isenta e com rigor.
As mulheres e homens CUTistas sempre estiveram presentes na luta contra o machismo e na denúncia das inúmeras formas de violência contra a mulher. É um combate histórico e diário, para que elas possam estar em todos os espaços em condições de igualdade e exercendo as liberdade e autonomia.
Portanto, não aceitaremos manifestações de machismo, violência e misoginia e repudiaremos sempre a banalização da violência contra a mulher. Reafirmamos ainda o nosso compromisso com a luta para que os governos avancem em políticas públicas de combate à violência machista.
Basta de violência, não fugiremos dessa luta!
“Nenhuma a menos, vivas nos queremos!”
Direção-Executiva da CUT-CE
Fortaleza, 30 de novembro de 2021