Nota de pesar pelo falecimento de Bandeira, ex-presidente da Fetraece
Antônio Soares Guimarães faleceu nesta sexta-feira (17/9) no Hospital UNICLINIC, em Fortaleza, aos 72 anos, por conta de complicações relacionadas a um câncer.
Publicado: 17 Setembro, 2021 - 17h07 | Última modificação: 17 Setembro, 2021 - 17h28
Escrito por: Redação CUT

A Central Única dos Trabalhadores (CUT-CE) manifesta profundo pesar pelo falecimento do companheiro Antônio Soares Guimarães, ex-presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAECE) e ex-dirigente da CUT Brasil. Ele faleceu nesta sexta-feira (17/9) no Hospital UNICLINIC, em Fortaleza, aos 72 anos, por conta de complicações relacionadas a um câncer.
O companheiro Bandeira, como era carinhosamente conhecido, foi um grande defensor da democracia e dos direitos da classe trabalhadora. No final da década de 1990 foi responsável por iniciar toda uma trajetória de lutas e conquistas em prol dos agricultores e das agricultoras familiares cearenses ao assumir a presidência da Fetraece. Essa gestão ficou conhecida por retomar a credibilidade da categoria ao encerrar um longo ciclo de interferências patronais na entidade. Este legado jamais será esquecido e ficará registrado na memória do movimento sindical cearense.
Portanto, sua partida mostra a fragilidade da vida humana, independente da idade, mas também reforça a necessidade de fortalecermos a luta por um mundo mais justo e digno no qual todos e todas tenham direito a saúde pública e universal e viver em segurança.
A CUT Ceará também se solidariza com familiares, amigos e companheiros e companheiras da Fetraece neste momento de profunda dor para todas e todos nós.
Bandeira, presente!
Direção-Executiva da CUT-CE
Fortaleza, 17 de setembro de 2021
Informações sobre velório e sepultamento:
O corpo será velado inicialmente na sede da Fetraece, em Fortaleza, das 18h às 20h. Logo após seguirá para o município de Pentecoste, onde também será velado na residência da família (Rua Padre Sinval Facundo, 1796). No sábado (18/9), às 8h, será realizada missa de corpo presente na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. O sepultamento está previsto para às 10h.