Escrito por: Direção Executiva da CUT-CE
CUT-CE repudia incêndio criminoso em acampamento Irmã Dorothy, no município de Tamboril, e solidariza-se com famílias do MST que lutam pelo direito à terra
A Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE) vem a público repudiar, de forma veemente, a covarde agressão a que foram submetidas, na noite desta terça-feira (30/10), cerca de 150 famílias integrantes do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). Por volta das 19 horas, o acampamento Comuna Irmã Dorothy, em que vivem as famílias, no município de Tamboril-CE, foi atacado por quatro homens e incendiado. O acampamento fica localizado a cerca de 290 quilômetros de Fortaleza.
Os criminosos atearam fogo próximo aos barracos e fugiram do local em motocicletas, após a aproximação de moradores que avistaram os focos de incêndio. Os acampados e acampadas, incluindo crianças, viveram momentos de terror, mas conseguiram controlar o fogo. Segundo relato das testemunhas, o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foram acionados, mas ninguém foi preso.
Há quatro anos, o acampamento Comuna Irmã Dorothy, reivindica a desapropriação da fazenda Cacimbinha. O MST e a CUT-CE acreditam que atitudes de ódio como essa atentam não só contra a vida de seres humanos que lutam por seus direitos quanto ferem a própria democracia. Para nós que fazemos a Central, é inadmissível que esse crime fique impune, uma violência desmedida e sem fundamento, que colocou em risco a vida de 150 famílias – que precisam e vão continuar lutando pela desapropriação de latifúndios improdutivos.
Nós, que fazemos o movimento sindical CUTista, dizemos NÃO à violência e à criminalização dos movimentos sociais. Nossa total e irrestrita solidariedade aos moradores do acampamento Comuna Irmã Dorothy.
NENHUM DIREITO A MENOS!
NENHUMA VIOLÊNCIA A MAIS!
Fortaleza, 31 de OUTUBRO de 2018
Direção Executiva da Central Única dos Trabalhadores no Ceará.
A RÁDIO CAMPONESA PALMARES ESTEVE NO LOCAL DO INCÊNDIO E FEZ UMA TRANSMISSÃO AO VIVO EM ALERTA. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR.