Para pressionar Arthur Lira, servidores farão ato contra a PEC 32 em Fortaleza

O ato de rua será realizado na Praça da Bandeira, no Centro de Fortaleza, com concentração a partir das 8h

Publicado: 28 Setembro, 2023 - 14h09 | Última modificação: 28 Setembro, 2023 - 15h56

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Tarcísio Aquino

Os servidores e as servidoras municipais, estaduais e federais do Ceará realizam nesta terça-feira (3) ato de rua em alusão ao Dia Nacional de Luta em defesa do serviço público e contra a PEC 32/20 (Reforma administrativa). A Atividade terá concentração na Praça da Bandeira, em Fortaleza (CE), a partir das 8h.

Na data, trabalhadores e trabalhadoras do funcionalismo público das três esferas prometem se manifestar por todo o país com atos, greves e paralisações. De acordo com Wil Pereira, presidente da CUT Ceará, o objetivo principal da manifestação é pressionar os deputados federais para que se posicionem contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32, da reforma Administrativa, que destrói o serviço público do Brasil e ataca os servidores. Segundo o dirigente, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ameaça de colocar em votação no Plenário da Câmara, a proposta, que foi apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL).

“A reforma não tem o apoio dos servidores públicos, muito menos da sociedade, que será afetada diretamente pelos efeitos da PEC, que traz consigo diversos retrocessos, como a terceirização, fim dos concursos e a flexibilização da estabilidade dos servidores, dentre outros desmantelamentos da máquina pública. É por isso que iremos às ruas mais uma vez para mostrar ao [Arthur] Lira que não vamos permitiremos a aprovação desta matéria”, concluiu.

As entidades que representam os servidores no Ceará denunciam que a PEC 32/20 traz um “falso argumento” de modernização do serviço público. No entanto, a Reforma Administrativa representa a retirada de direitos dos servidores públicos, a privatização e a escassez dos serviços prestados à população e ainda a probabilidade de aumento da corrupção.

“A Reforma Administrativa representa uma ameaça direta aos nossos direitos e à qualidade dos serviços que oferecemos. Nossa união é essencial neste momento. A presença ativa de todas as entidades sindicais e centrais de trabalhadores demonstra a força da nossa coletividade. Por isso, no próximo dia 03 de outubro, estaremos todos juntos contra a PEC 32/20”, reforçou o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Ceará (SINTSEF/CE), Roberto Luque.

"A PEC 32 é um verdadeiro ataque aos mais pobres. A perseguição se inicia com a privatização e a terceirização dos serviços públicos e se completa pelo enfraquecimento das categorias organizadas no serviço público. Ao final quem mais precisa dos benefícios sociais como saúde, educação, segurança e saneamento ficará sem acesso a esses serviços e completamente à margem da sociedade", complementa o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público no Estado do Ceará (Mova-se), Pádua Araújo.

Unidade contra a PEC 32/20

O ato está sendo convocado pela CUT Ceará, demais centrais sindicais e movimentos sociais e também inclui na pauta a luta pela garantia do reajuste do piso salarial de 2024 dos servidores públicos federais que está previsto para ser de menos de 1%; e pelo revogaço de medidas antipovo implementadas pelo governo Bolsonaro, como o Decreto 10.620/21, que passou a facilitar o processo de extinção de cargos em vacância; atinge a autonomia de órgãos como as Instituições Federais de Educação; cria mecanismos para aprofundar a disparidade entre ativos e aposentados, entre outros ataques.

“Derrotamos Bolsonaro, mas não o bolsonarismo. O Congresso que aí está vai continuar insistindo nas pautas antipovo, e nós, servidores municipais, estaremos unidos nas ruas para dizer ‘não’ a mais esse ataque aos nossos direitos!”, afirma a presidenta da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).

Segundo o secretário de mobilização e relação com os movimentos Sociais da CUT-CE, Hernesto Luz, a mobilização percorrerá as ruas do Centro, partindo da Praça da Bandeira, com destino ao prédio da superintendência regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), local em que o ato será encerrado. O dirigente reforça a importância da participação na atividade.

"O Congresso Nacional tá retomando a discussão da PEC da deforma administrativa. Por isso, é importantíssimo que fiquemos atentos a esta movimentação. O servidor público não é vilão, mas a proposta coloca os servidores nesta posição, além de promover o desmonte do serviço público e o atacar os direitos dos trabalhadores. Portanto, convocando todos e todas para juntar forças contra a PEC 32”, disse.

Serviço:

Dia Nacional de Luta em defesa do serviço público e contra a PEC 32/20

Terça-feira (03/10), a partir das 8h

Concentração: Praça da Bandeira, S/N, Centro, Fortaleza (CE)