Escrito por: Redação CUT
A categoria foi surpreendida com o envio do projeto à Câmara Municipal de Fortaleza em regime urgência e sem diálogo com as entidades sindicais
Após intensa pressão do Sindifort, Sindiute, Fetamce e demais entidades contra a Reforma da Previdência na manhã desta quarta-feira (10/2) na Câmara Municipal de Fortaleza, a casa compôs uma comissão de vereadores para receber as demandas dos servidores municipais. Encaminhada em regime de urgência pelo prefeito de Fortaleza Sarto Norgueira (PDT), a proposta segue para a apreciação dos parlamentares sem o devido debate com os servidores.
Em sua fala, a presidente do Sindifort Nascelia Silva alertou para o grande ataque a diversos direitos da categoria com a reforma, que altera artigos da Lei Orgânica do Munícipio.
“É necessário de imediato que a pauta seja retirada da CMFor e retorne à Prefeitura para que a reforma seja dialogada com a categoria”, ressaltou a presidente.
Pauta dos servidores
O Sindifort é contrário à reforma e já manifestou essa posição ao prefeito Sarto Nogueira durante a entrega da pauta da campanha salarial 2021, em janeiro. Os servidores exigem que na proposta de reforma previdenciária a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) assegure aporte financeiro ao IPM-Previfor, visando garantir o pagamento de aposentadorias e pensões. De acordo com Nascelia Silva, também foi solicitado que o projeto não fosse encaminhado à Câmara Municipal antes do término da campanha salarial 2021 dos servidores municipais de Fortaleza e sem prévia discussão com as entidades sindicais. A categoria foi surpreendida com o envio do projeto em regime urgência e sem debate com os servidores municipais.
Além da luta contra a reforma, os servidores estão em campanha pelo reajuste salarial de 4,52%, cumprimento de pisos salariais e diversas outras pautas.
Comissão
A comissão de vereadores foi formada pelos seguintes parlamentares: Ana do Aracapé (PL), Ana Paula (PDT), Marcelo Lemos (PSL), Carmelo Neto (Republicanos) e Louise Anne do mandato Nossa Cara (Psol).