• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Rurais de Fortim se filiam à CUT

Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STRAAF) é o 8° a se filiar este ano à Central

Publicado: 27 Janeiro, 2019 - 16h59

Escrito por: Tarcísio Aquino/CUT-CE

Tarcísio Aquino/CUT-CE
notice
Trabalhadores rurais de Fortim aprovam filiação do Sindicato à CUT Ceará

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STRAAF) do município de Fortim aprovou, por unanimidade, filiação da entidade à Central Única dos Trabalhadores (CUT), em assembleia extraordinária realizada na manhã deste domingo (27/1), na sede do Sindicato.

A presidenta do STRAAF, Charliene Silva, destacou que a filiação à CUT fortalece a luta do Sindicato. "Estamos muito felizes com essa parceria. A CUT é uma entidade forte, experiente e vai nos ajudar muito nos próximos desafios e na defesa dos diretos dos trabalhadores do campo".

Segundo o secretário de finanças da CUT Ceará, Helder Nogueira, a adesão do Sindicato fortalece a luta da Central Única em um período de intensificação dos ataques a classe trabalhadora. "Estão nos criminalizando e tirando nossos direitos desde o golpe. Portanto, mais do que nunca precisamos nos organizar e nos unir para fortalecer a resistência".

 

MP afeta sindicatos rurais

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou recentemente a Medida Provisória (MP) 871/2019 que altera as regras de concessão da aposentadoria rural, usando como pretexto o combate a supostas fraudes no INSS. De acordo com o coordenador regional da Fetraece, José Miramar Muniz Maia (Bira), esta MP tem como objetivo enfraquecer os sindicatos de trabalhadores rurais que, antes da medida, eram responsáveis pela validação dos documentos necessários para a aposentadoria. "As principais vítimas serão os trabalhadores e trabalhadoras rurais que agora terão uma maior dificuldade para comprovar sua aposentadoria, que não será mais validada nos sindicatos".

 

Sindicato

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STRAAF) de Fortim foi fundado em 1999 e é o 8° sindicato a se filiar à CUT Ceará em 2019. O STRAAF de Jaguaruana também se filiou à Central neste domingo.