Sérgio Nobre visita Fortaleza para dialogar sobre o G20 Social
O presidente nacional da CUT visitou Fortaleza nesta quarta-feira (21) e participou de agendas com o governador Elmano de Freitas e com sindicalistas para preparar o G20 Social, que será realizado em Fortaleza
Publicado: 22 Fevereiro, 2024 - 09h16 | Última modificação: 22 Fevereiro, 2024 - 16h32
Escrito por: Tarcísio Aquino/CUT-CE
O presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (21) com o governador do Ceará, Elmano Freitas, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
Sérgio visitou o estado para buscar parceria e dialogar sobre o G20 Social, que acontece em julho, na capital cearense, com encontros setoriais. O objetivo do G20 Social é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios da cúpula do G20 (fórum que reúne os principais países industrializados e emergentes do planeta), que será realizada no Rio de Janeiro, em novembro deste ano.
L20 em Fortaleza
O L20, fórum que reúne as centrais sindicais dos países que compõem o G20, é o principal grupo para o debate sobre a agenda laboral do G20 Social e tem a participação da CUT Brasil desde a sua criação. Está centrado no debate na regulação do trabalho por plataformas, transição justa, transição energética e os direitos fundamentais do trabalho. O evento será realizado nos dias 23 e 24 de julho, em Fortaleza, na véspera do encontro de ministros do trabalho dos países que integram a cúpula do G20, que também será realizado na capital alencarina.
Segundo o secretário de Relações Internacionais da CUT Brasil, Antônio Lisboa, o L20 construíra a pauta da classe trabalhadora que será apresentada aos ministros e aos chefes de Estado do G20.
Carlos Gibaja/ Governo do Ceará
“Está centrado no debate que realizaremos em Fortaleza a regulação do trabalho por plataformas, transição justa, transição energética e os direitos fundamentais do trabalho”, destacou Sérgio Nobre, ao reforçar que a CUT está e sempre estará onde for preciso para defender os interesses da classe trabalhadora.
Compromisso
De acordo com o presidente da CUT Ceará, Wil Pereira, o governador Elmano de Freitas, colocou o governo do estado à disposição das organizações para contribuir com a construção do L20, e designou o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, para acompanhar de perto as demandas necessárias para a realização do evento.
Comitiva
O secretário de administração da CUT estadual, Emanuel Lima, e a presidenta do Sindiute, Ana Cristina integraram a comitiva do presidente nacional da CUT, que também se reuniu hoje com o secretário Vladyson Viana, para tratar do L20. Durante o encontro com o governador, os ex-presidentes da CUT, De Assis Diniz e Acrisio Sena também participaram.
Plenária sindical
A organização da conferência sindical L20 também foi pauta de plenária organizada pela Secretaria Setorial do PT Ceará na noite desta quarta (21) no auditório do Sindicato dos Bancários do Ceará. O presidente da CUT Brasil, Sérgio Nobre, e o secretário de relações internacionais da nacional, Antônio Lisboa, integraram a mesa diretiva dos trabalhos. Além disso, as lideranças políticas e sindicais presentes debateram estratégias para organizar o plano de luta da classe trabalhadora para o ano de 2024, agregando debates fundamentais para o contexto político e socioeconômico atual.