• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Servidor municipal passa a presidir o Conselho Estadual de Saúde

José Araújo Júnior, que representa o segmento de profissionais de saúde dos Conselhos Municipais de Saúde da Região do Cariri, foi eleito presidente do colegiado

Publicado: 14 Julho, 2021 - 10h41 | Última modificação: 14 Julho, 2021 - 10h52

Escrito por: Redação CUT

notice

Na manhã da última sexta-feira (9/7) foram empossados os conselheiros e conselheiras eleitas para o mandato do biênio 2021-2023 do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CESAU). Na oportunidade, o diretor da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), José Araújo Júnior, que representa o segmento de profissionais de saúde dos Conselhos Municipais de Saúde da Região do Cariri, foi eleito presidente do colegiado.

Também compõem a mesa diretora do órgão Francisco Adriano Duarte Fernandes, Vice-Presidente e representante do segmento usuário, Antônia Márcia da Silva Mesquita, Secretária Geral e também do grupo de usuários, e Ivelise Regina Canito Brasil, Secretária Adjunta e do setor Governo.

A CUT Ceará conquistou duas vagas titulares no Cesau. Uma no segmento das centrais sindicais de não profissionais de saúde com atuação e representação estadual, que será ocupada pela secretária de saúde do trabalhador Carmem Santiago, e outra no segmento dos movimentos organizados de mulheres com atuação e representação estadual, sendo representada pela secretária da mulher trabalhadora Maria de Fátima Uchoa (Mariinha).

A Federação dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (FETRACE), o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado Do Ceará (SINTSEF) e a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado Ceará (FETAMCE) também conquistaram vagas titulares em seus segmentos no Conselho Estadual de Saúde. Já a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará (FETRAECE) e o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (MOVA-SE) conquistaram vagas de suplência no colegiado.

Solenidade

A cerimônia de posse foi conduzida pelo secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto). Na oportunidade, o gestor falou da importância do papel e da parceria do controle social com Secretaria da Saúde (SESA) em busca de uma saúde de qualidade e despediu-se dos antigos conselheiros. “A participação social deve ser incentivada, na busca de ampliar os acessos e qualificar o atendimento para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é uma das nossas pautas. Parabenizo os antigos conselheiros pelo trabalho realizado no Cesau/CE e na sociedade como um todo”, disse o Secretário.

A secretária executiva do Cesau/CE, Goretti Araújo, deu boas-vindas aos novos membros do Colegiado e salientou a representatividade desse novo Pleno. “A eleição de todos os assentos é algo novo para o Conselho. Todo o processo se deu de forma tranquila e democrática. O que é importante destacar é poder trazer representantes das cinco Regiões de Saúde e assim, fortalecer o controle social em todo Estado, além oxigenar a participação social”, destaca a Secretária.

Com informações da Fetamce