Escrito por: Nut Pereira/ Fetamce
Trabalhadoras e trabalhadores conquistaram o piso salarial da categoria após aprovação dos Projetos de Lei que garantem o direito nas Câmaras Municipais dos referidos municípios
Semana de celebração para os servidores da enfermagem de Iguatu e Ubajara. Trabalhadoras e trabalhadores conquistaram o piso salarial da categoria após aprovação dos Projetos de Lei que garantem o direito nas Câmaras Municipais dos referidos municípios.
Em Iguatu, a conquista aconteceu nesta terça-feira (19), fruto de uma intensa mobilização do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SPUMI). Segundo o secretário de Finanças da entidade, Pablo Campos, o tema é debatido desde o início do ano, como parte da agenda de lutas da Campanha Salarial 2023.
“Participamos das mobilizações estaduais e nacionais, conversamos com a base e estabelecemos o diálogo direto com a gestão municipal. Assim, conquistamos o piso em sua integralidade, com impacto na carreira, respeitando o Plano de Cargos e Carreira (PCCR)”, detalha.
Para a presidenta da entidade, Sayonara Fernandes, a conquista é histórica. “Enfrentamos uma luta grande. Parabenizo os enfermeiros, técnicos e auxiliares. Eles mostraram que a luta é justa”.
Já em Ubajara, o projeto que vai garantir o piso salarial no contracheque da categoria foi aprovado nesta quarta-feira (21), mas apenas como uma complementação ao salário-base.
De acordo com a diretora do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ubajara (SINDSEPU), secretária de Administração e Finanças da Fetamce, e secretária de formação da CUT Ceará, Nadja Carneiro, a mobilização garantiu uma emenda ao projeto, fruto de reunião ocorrida no dia anterior, que assegurou as gratificações garantidas em lei.
“Isso estava sob ameaça, queriam incorporar tudo para complementar o salário-base. Amanhecemos o dia na Câmara para dialogar com os vereadores e chegar ao melhor acordo possível”, ressalta.