Servidores do Ceará realizam marcha contra a Reforma Administrativa no dia 9
Atividade será o encerramento da vigília em frente à Assembleia Legislativa, que começa na próxima terça-feira (7), organizada pelos professores municipais de Fortaleza
Publicado: 03 Outubro, 2025 - 11h31
Escrito por: Redação CUT | Editado por: Tarcísio Aquino

A CUT Ceará realizou nesta sexta-feira (3) mais uma reunião ampliada que aprovou como encaminhamento uma série de mobilizações em defesa do serviço público. A principal novidade é a Marcha dos Servidores das Três Esferas, marcada para o dia 9 de outubro, em Fortaleza. A concentração será às 8h, na Praça da Imprensa, de onde os trabalhadores seguirão em caminhada até a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), local onde ocorre uma vigília permanente contra a reforma.
O calendário definido na reunião prevê o início da Vigília em frente à Alece já na terça-feira (7), organizada pelo Sindiute e pelos professores de Fortaleza, e sua continuidade até o dia 9, quando será encerrada com a marcha.
Durante o encontro, lideranças reforçaram a necessidade de unidade da classe trabalhadora diante da iminência de votação da reforma administrativa na Câmara dos Deputados. Para o presidente da CUT Ceará, Wil Pereira, “é hora de fortalecer a unidade e ocupar as ruas. Essa luta é decisiva para impedir o avanço da reforma administrativa, que ataca diretamente os servidores e desmonta o serviço público”.
A presidenta do Sindiute, Ana Cristina, ressaltou que “a vigília será um espaço de resistência e de mobilização coletiva. Será o momento de mostrar a força dos trabalhadores e trabalhadoras da educação junto com os demais servidores para barrar uma reforma que ameaça a continuidade e a qualidade dos serviços públicos”.
O coordenador geral do Sintsef, Roberto Luque, destacou que “a mobilização precisa ser permanente e massiva. É fundamental que servidores municipais, estaduais e federais estejam juntos para mostrar que não aceitaremos retrocessos”.
Já o coordenador geral do Mova-se, Antônio Pádua, convocou a base: “A próxima semana será de luta intensa. Só a pressão popular poderá barrar a votação da reforma na Câmara e defender o futuro do serviço público no Brasil”.
De acordo com Wil, "a reforma administrativa em debate na Câmara ameaça direitos históricos da categoria, fragiliza a estabilidade dos servidores e compromete a oferta de serviços essenciais à população". Por isso, as mobilizações da próxima semana são consideradas estratégicas para ampliar a pressão popular e garantir a derrota da proposta.
Calendário de mobilizações
07/10 (Terça-feira) – Início da Vigília em frente à Alece, 8h
08/10 (Quarta-feira) – Vigília em frente à Alece, durante todo o dia
09/10 (Quinta-feira) – Marcha dos Servidores das Três Esferas, concentração às 8h, Praça da Imprensa → caminhada até a Alece