Sindicato dos Bancários lança comitê em defesa dos bancos públicos
A atividade reuniu parlamentares e lideranças sindicais no auditório do Sindicatos dos Bancários do Ceará (SEEB/CE), em Fortaleza.
Publicado: 22 Abril, 2022 - 13h19 | Última modificação: 22 Abril, 2022 - 13h24
Escrito por: Renan Matos
O presidente da CUT Ceará, Wil Pereira, participou na manhã desta sexta-feira (22/4) do lançamento do Comitê Popular de Lutas em Defesa dos Bancos Públicos. A atividade reuniu parlamentares e lideranças sindicais no auditório do Sindicatos dos Bancários do Ceará (SEEB/CE), em Fortaleza.
O novo comitê nasce com o objetivo de atuar em 6 eixos programáticos, são eles: soberania nacional, defesa dos bancos públicos, reforma tributária, sistema financeiro que queremos, defesa dos direitos e combate ao desemprego, a fome e à miséria. De acordo com Carlos Eduardo, presidente do SEEB/CE, a meta é criar em todo o estado pelo menos 100 comitês de luta liderados por bancários.
“Faz-se necessário criar Comitês de Luta e Defesa dos Direitos para que haja a conscientização popular”, relatou Carlos Eduardo.
Wil Pereira destacou que os comitês populares são instrumentos importantes para mobilizar trabalhadores e trabalhadoras para que o Brasil retome o rumo do desenvolvimento econômico e social do país.
“É necessário levar os comitês para os bairros, locais de trabalho, igreja e apresentar aos amigos e familiares. Nesses espaços vamos nos organizar para fortalecer as lutas mais urgentes da classe trabalhadora”, finalizou o dirigente ao também informar que neste sábado será lançado o Comitê Popular de Luta de Canindé.
“A nossa maior campanha salarial este ano é as eleições gerais para garantir os interesses da classe trabalhadora”, destacou Juvândia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT). Juvândia também afirmou que, “é preciso defender as empresa públicas, pois são ferramentas importantes para a distribuição de renda no país”.
A atividade também contou com a presença do deputado federal José Guimarães (PT) e do vereador Guilherme Sampaio (PT), além do vice-presidente da CUT-CE, Helder Nogueira.